GnuCash 5 terá um novo assistente de transações de estoque, e mais

Ainda em desenvolvimento, o GnuCash 5 terá um novo assistente de transações de estoque, e mais. Confira as novidades que vem por aí.

GnuCash é um software de gerenciamento financeiro, para uso pessoal ou de empresas. É um software livre e multiplataforma, podendo ser instalado em sistemas Windows, Linux e OS X.

Semelhante ao HomeBank, GnuCash foi projetado para facilmente ajudar os usuários acompanhar seus bancos, contas, ações, receitas e despesas.

Gerenciadores financeiros para Linux? Conheça as opções

O software de contabilidade GnuCash 5.0 gratuito, de código aberto e multiplataforma está em andamento e promete alguns novos recursos interessantes para aqueles que gostam de gerenciar suas finanças em suas distribuições GNU/Linux, o que iremos conferir abaixo.

GnuCash 5 terá um novo assistente de transações de estoque, e mais

GnuCash 5 terá um novo assistente de transações de estoque, e mais
GnuCash 5 terá um novo assistente de transações de estoque, e mais

A próxima versão principal vem com um novo Assistente de transação de estoque que pode ser acessado no menu Ações. Esse recurso o guiará na entrada da maioria das transações de investimento para títulos, fundos mútuos e ações.

Outra nova funcionalidade do GnuCash 5.0 é um relatório de lotes de investimento, que apresenta um gráfico de ganhos e perdas de capital num período por lote de investimento.

Este recurso funciona apenas quando você usa a caixa de diálogo Exibir lotes para gerenciar ganhos e perdas de capital e pode ser acessado no menu Relatórios > Ativos e passivos.

Outra novidade na próxima versão do GnuCash 5.0 é a guia “Mais propriedades” na caixa de diálogo Nova/Editar conta, que torna mais fácil para você definir limites baixos e altos em uma conta.

Esta nova guia é acompanhada por uma nova coluna “Limite de Saldo” na Página de Contas, que exibirá um indicador quando o saldo da conta ficar acima ou abaixo do limite definido.

Entre outras mudanças, há um único item de menu “Importar do AQBanking” que suporta a importação de qualquer formato de arquivo suportado pela biblioteca gratuita de banco on-line AQBanking, que substitui os itens de menu de importação para os formatos DTAUS, MT940 e MT942, bem como uma nova lista suspensa no preenchimento rápido do campo de descrição do cadastro para listar possíveis preenchimentos.

Além disso, o GnuCash 5.0 virá com uma nova interface Finance::Quote reescrita em C++, suporte para o novo sistema GMenu/GMenuModel para sua estrutura de menu GTK, novos comandos para gnucash-cli (a versão de linha de comando do GnuCash), e altera a normalização Unicode para correspondências de string de NFKC para NFC, o que afetará fontes e variantes posicionais.

Claro, também haverá muitas correções de bugs e outras melhorias ocultas para tornar o GnuCash o melhor software de contabilidade gratuito possível.

Não há data de lançamento definida para o GnuCash 5.0, mas você pode experimentar uma versão de pré-lançamento na página do projeto no GitHub, mas não é recomendado para uso em produção.

Para saber mais sobre essa versão do GnuCash, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GnuCash

Para instalar a versão mais recente do GnuCash nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador financeiro GnuCash no Linux via Flatpak
Como instalar gerenciador financeiro GnuCash no Linux via Snap
Como instalar o gerenciador financeiro GnuCash no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.