Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados

Correndo atrás do prejuízo dos usuários, o Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados pela atualização de janeiro de 2024.

Conforme relatei anteriormente, após o lançamento das atualizações do sistema Google Play de janeiro de 2024, alguns proprietários de vários modelos do Google Pixel tiveram problemas de acesso ao armazenamento interno, incapacidade de abrir aplicativos ou a câmera, ou mesmo de fazer capturas de tela.

O Google reconheceu o problema e disse que estava investigando os problemas, e os proprietários que não aplicaram a atualização do sistema Play de janeiro de 2024 foram aconselhados a adiar.

Agora, o Google compartilhou uma correção temporária e um tanto complicada nos fóruns de suporte do Google Pixel que poderia ajudar os usuários afetados a restaurar seus telefones ao status normal de funcionamento.

Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados

Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados
Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados

O Google compartilhou uma correção temporária para proprietários de dispositivos Google Pixel que ficaram inutilizáveis ​​após a instalação da atualização do sistema Google Play de janeiro de 2024.

“Estamos cientes de um problema de armazenamento que ocorre em um pequeno número de telefones Pixel que receberam a atualização do sistema Google Play de janeiro, fazendo com que alguns dispositivos se comportem incorretamente”, diz uma postagem de um gerente de comunidade do Google nos fóruns de suporte do Pixel.

“Se o seu dispositivo foi afetado, você poderá notar vários aplicativos travando, capturas de tela não salvas e armazenamento externo funcionando de forma inconsistente.”

Embora o Google não tenha compartilhado nenhum detalhe sobre a causa raiz do problema, afirmou que ele é mais prevalente em dispositivos Pixel com várias contas de usuário.

A empresa afirma que está trabalhando para corrigir a causa raiz do problema de atualização do sistema e fornecerá mais atualizações quando souber mais.

Uma solução complicada

Enquanto o Google está trabalhando em uma correção que será distribuída a todos os telefones Pixel por meio de uma atualização, ele lançou uma solução temporária bastante complicada que requer a instalação do kit de ferramentas do desenvolvedor Android Platform Tools.

Se você se sentir confortável ao usar o comando, poderá seguir estas etapas para consertar seu dispositivo Google Pixel:

  1. Ative as ‘ Opções do desenvolvedor ‘ nas configurações do seu telefone Pixel:
    • Navegando para  Configurações > Sobre o telefone > Número da versão
    • Tocar na  opção Build Number  sete vezes até ver a mensagem ‘Agora você é um desenvolvedor!’ Isso ativa as  opções do desenvolvedor  no seu dispositivo
    • Vá para  Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor
    • Nas  opções do desenvolvedor,  habilite  a depuração USB
  2. Conecte seu smartphone Pixel ao computador via cabo USB-C.
    • Se o dispositivo mostrar “Carregando este dispositivo via USB” -> toque para mais opções e defina como “Transferência de arquivos”
  3. Clique  aqui  para baixar a pasta de ferramentas da plataforma do Android para o seu computador, que inclui o aplicativo Android Debug Bridge (ADB). 
  4. Após descompactar a pasta baixada, abra seu terminal/prompt de comando.
  5. No terminal/prompt de comando:
    • Mude seu diretório de trabalho para o diretório platform-tools para o qual você acabou de extrair as ferramentas.
    • Digite “./adb devices” (“adb devices” no Windows) e pressione a tecla Enter. 
      • Se o resultado no Terminal listar seu telefone como “Não autorizado”, é provável que seu telefone Pixel esteja solicitando que você permita a depuração USB. Toque em  Permitir  e tente esta etapa novamente para que seu telefone seja listado como “dispositivo” no Terminal.
    • Insira os seguintes comandos em seu Terminal, pressionando a tecla Enter após cada linha:
      • “./adb desinstalar com.google.android.media.swcodec” 
      • “./adb desinstalar com.google.android.media” 
  6. Desconecte seu smartphone Pixel do computador
  7. Reinicie seu smartphone Pixel (seu dispositivo pode se desconectar da rede, tudo bem)
    • No Pixel 5a e versões anteriores: pressione o botão liga/desliga do smartphone por cerca de 30 segundos ou até o smartphone reiniciar
    • No Pixel 6 e posterior, incluindo o Fold: mantenha pressionados os botões liga/desliga e aumentar volume ao mesmo tempo até o telefone reiniciar
  8. Retorne seu telefone e computador às configurações anteriores: 
    • Desative a depuração USB
      • Vá para  Configurações  e vá até a seção Sistema (no Android 8 e superior, vá para  Configurações > Sistema )
      • Toque em  Opções do desenvolvedor .
      • Toque no botão para desativar as opções do  desenvolvedor . A depuração USB está incluída nas opções do desenvolvedor
    • Pare o adb:
      • Digite “./adb kill-server” na janela do Terminal e pressione a tecla Enter. Saia do aplicativo Terminal.

A correção acima requer um computador Windows, Linux ou macOS disponível e um certo nível de conforto ou familiaridade ao trabalhar com ferramentas de desenvolvedor, portanto certamente não é ideal para todos.

Com razão, alguns usuários reclamaram que a correção era muito complicada. Outros sublinharam que o Google chegou tarde demais para compartilhar uma correção, observando que muitos usuários afetados já realizaram uma redefinição de fábrica.

Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados
Google lançou correção para telefones Pixel inutilizados

Para aqueles que ainda estão na atualização do Play Services de novembro de 2023, seria melhor adiar a instalação da atualização mais recente, especialmente se usarem vários perfis de usuário.

Se você já foi afetado e precisa de ajuda extra para resolver o problema, é recomendável tirar suas dúvidas nos fóruns de suporte do Google.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.