GParted 1.6 lançado com melhor suporte a exFAT e correções

E foi lançado o GParted 1.6 com melhor suporte a exFAT e correções, e mais. Confira as novidades desse importante update e instale.

GParted é um aplicativo que permite fazer edição de partições. Com ele você pode detectar, ler, criar, destruir, redimensionar, verificar, mover e copiar partições e seus sistemas de arquivos.

Se você não sabe, o GParted pode ser usado para redimensionar, copiar/colar, mover, excluir, verificar e rotular partições de disco sem qualquer perda de dados, bem como para definir novos UUIDs.

Atualmente ele suporta sistemas de arquivos EXT2/3/4, Btrfs, XFS, ReiserFS/Reiser4, linux-swap, LVM2 PV, NILFS2, exFAT, FAT16/32, NTFS, HFS/HFS+, UDF e UFS. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial.

Desenvolvido em GTK (GNOME Toolkit) por mais de 14 anos, o Gparted é um front-end gráfico para o utilitário de edição de partições de código aberto GNU Parted e o aplicativo editor de partições oficial para o ambiente de desktop GNOME.

Agora, o editor de partições gratuito e de código aberto GParted 1.6 para gerenciamento gráfico de partições de disco agora está disponível para download.

Novidades do novo GParted 1.6

GParted 1.6 lançado com melhor suporte a exFAT e correções
GParted 1.6 lançado com melhor suporte a exFAT e correções

Sim. O software editor de partição de código aberto GParted 1.6 foi lançado recentemente como uma atualização de manutenção que corrige vários bugs para melhorar o suporte para vários sistemas de arquivos.

As principais mudanças na versão 1.6 do GParted incluem uma correção para uma falha que ocorreu ao lidar com 0000-0000 exFAT UUID, uma mudança que impediria o GParted de forçar um intervalo de 1 MiB ao mover o limite da partição para a direita, bem como a remoção da opção “Attempt Data Rescue” e o uso do gpart, pois ele não é mais necessário.

Esta versão do GParted também corrige a redefinição do texto ausente da barra de progresso ao aplicar uma operação, atualiza o mascaramento de montagem do systemd e a localização da regra udev, move os metadados do AppStream para fora do caminho legado e corrige falhas de trabalhos de teste de CI do GitLab em testes de unidade BlockSpecial.

A partir desta versão, o GParted agora requer C++ 11 para compilação. Os desenvolvedores também atualizaram o arquivo README para documentar futuras dependências de tempo de compilação do Debian/Ubuntu e fizeram algumas arrumações nas classes de interface do sistema de arquivos.

Para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no GParted 1.6, você pode conferir o changelog completo.

Como instalar ou atualizar o GParted

A distribuição minimalista do GParted Live será atualizada em breve para apresentar o novo lançamento do GParted, caso os mantenedores da sua distribuição GNU/Linux sejam lentos na atualização deste poderoso utilitário gráfico para gerenciar suas unidades de disco.

Para instalar a versão mais recente do GParted nas principais distribuições Linux, você pode baixar o GParted agora mesmo na página do software.

Ou procure por ele no gerenciador de software da sua distro. Atualmente, quase todos os sistemas operacionais baseados em Linux é fornecido com o GParted pré-instalado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.