GStreamer 1.24.3 lançado com correções e melhorias importantes

E foi lançado o GStreamer 1.24.3 com correções e melhorias importantes, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.

Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.

Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.3.

Novidades do GStreamer 1.24.3

GStreamer 1.24.3 lançado com correções e melhorias importantes
GStreamer 1.24.3 lançado com correções e melhorias importantes

GStreamer 1.24.3 inclui correções críticas de segurança relacionadas à análise de tags de imagem EXIF, que melhoram a segurança da estrutura contra possíveis violações de dados.

A atualização também traz melhorias substanciais no gerenciamento de legendas no ParseBin, otimizando o manuseio de mídia com legendas incorporadas e melhorando a experiência com fluxos HLS contendo legendas VTT.

Além disso, oferece vários ajustes para desenvolvedores que aproveitam a extensa arquitetura de plugins do GStreamer.

Isso inclui correções de re-renderização e redimensionamento para coletores QML Qt6 e carimbo de data/hora refinado e manipulação de segmento no plug-in IPC unixfd.

Numerosas atualizações para vah264enc, vah265enc e o conjunto v4l2 reforçaram os recursos de manipulação de vídeo. Este último agora inclui melhor suporte para decodificadores Mediatek JPEG e operações de loopback v4l2.

Além disso, o lançamento aborda problemas específicos em vários ambientes, com correções cruciais para Wayland e ximagesink (principalmente em plataformas RPi/aarch64) garantindo uma operação mais suave.

Adicionar suporte de áudio FLAC ao fmp4mux e mp4mux é um desenvolvimento bem-vindo para entusiastas de áudio de alta fidelidade.

Por fim, o GStreamer 1.24.3 também inclui melhorias nos recursos WebRTC e introduz suporte para endereçamento de estilo de caminho em componentes AWS s3.

Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GStreamer

O tarball de origem do GStreamer 1.24.3 está disponível para download no site oficial.

No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.