Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder

A Wordfence descobriu que alguns hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder, massivamente.

Aproveitando-se do fato de que o WordPress é um um dos CMS (Content Management System, Sistema de Gestão de Conteúdo) mais usados atualmente, alguns hackers estão explorando massivamente uma vulnerabilidade de execução remota de código, CVE-2021-25094, no plugin Tatsu Builder para WordPress, que está instalado em cerca de 100.000 sites.

Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder

Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder
O Tatsu Builder é um plugin popular que oferece recursos poderosos de edição de modelos integrados diretamente no navegador da web. Estima-se que até 50.000 sites ainda executem uma versão vulnerável do plug-in, embora um patch esteja disponível desde o início de abril.

Grandes ondas de ataque começaram em 10 de maio de 2022 e atingiram o pico quatro dias depois. A exploração está em andamento.

A vulnerabilidade visada é CVE-2021-25094, permite que um invasor remoto execute código arbitrário nos servidores com uma versão desatualizada do plug-in (todas as compilações anteriores à 3.3.12).

A falha foi descoberta pelo pesquisador independente Vincent Michel, que a divulgou publicamente em 28 de março de 2022, juntamente com o código de exploração de prova de conceito (PoC, proof of concept).

O fornecedor lançou um patch na versão 3.3.13 e alertou os usuários por e-mail em 7 de abril de 2022, pedindo que aplicassem a atualização.

Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder
Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder – Número de sites sob ataque (Wordfence)

A Wordfence, uma empresa que oferece uma solução de segurança para plugins do WordPress, vem monitorando os ataques atuais. Os pesquisadores estimam que existam entre 20.000 e 50.000 sites que executam uma versão vulnerável do Tatsu Builder.

Detalhes do ataque

O Wordfence relata ter visto milhões de ataques contra seus clientes, bloqueando 5,9 milhões de tentativas em 14 de maio de 2022.

Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder
Hackers estão explorando uma falha no plugin WordPress Tatsu Builder – Ataques detectados e bloqueados pelo Wordfence

O volume diminuiu nos dias seguintes, mas os esforços de exploração continuam em níveis elevados.

Os agentes de ameaças tentam injetar um dropper de malware em uma subpasta do diretório “wp-content/uploads/typehub/custom/” e torná-lo um arquivo oculto.

Função de verificação de arquivo da extensão pulando arquivos ocultos (darkpills)
Função de verificação de arquivo da extensão pulando arquivos ocultos (darkpills)

O conta-gotas é denominado “.sp3ctra_XO.php” e tem um hash MD5 de 3708363c5b7bf582f8477b1c82c8cbf8.

A Wordfence relata que mais de um milhão de ataques vieram de apenas três endereços IP: 148.251.183[.]254, 176.9.117[.]218 e 217.160.145[.]62. Os administradores de sites são aconselhados a adicionar esses IPs à lista de bloqueio.

É claro que esses indicadores de comprometimento não são estáveis ​​e o invasor pode mudar para outros diferentes, especialmente agora que foram expostos publicamente.

Todos os usuários do plugin Tatsu Builder são altamente recomendados para atualizar para a versão 3.3.13 para evitar riscos de ataque.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.