HandBrake 1.7.2 lançado com melhorias de desempenho no Linux

Foi lançado o HandBrake 1.7.2 com melhorias de desempenho no Linux, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O HandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X. Ele também é uma ferramenta para ripar DVDs.

Esse programa converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final.

Além de tudo isso, o aplicativo vem com presets embutidos (perfis) e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.

Agora, o HandBrake 1.7 foi lançado como a segunda atualização de correção de bug para a mais recente série estável HandBrake 1.7.2.

Novidades do HandBrake 1.7.2

HandBrake 1.7.2 lançado com melhorias de desempenho no Linux
HandBrake 1.7.2 lançado com melhorias de desempenho no Linux

O HandBrake 1.7.2 está aqui cerca de cinco semanas após o HandBrake 1.7 como uma atualização modesta que melhora a seleção automática do nível Dolby Vision e o desempenho do software em sistemas Linux, removendo recursos gráficos duplicados e reduzindo o tamanho do arquivo.

Também para usuários do Linux, esta versão corrige o seletor de arquivos na versão Flatpak do aplicativo para abrir seu diretório inicial em vez do diretório selecionado anteriormente, corrige o caminho de destino errado no último item da fila e resolve alguns vazamentos de memória no GUI.

Além disso, a nova versão do HandBrake corrige um problema nos codificadores AMD VCN, MPEG-2, MPEG-4, NVIDIA NVENC e VP9 que poderia causar a criação de um número excessivo de quadros-chave, bem como passagem automática não intencional de dados secundários de legenda oculta ao usar o codificador NVIDIA NVENC.

Para sistemas macOS, o HandBrake 1.7.2 adiciona uma solução alternativa para resolver uma falha que ocorreu ao usar codificadores VideoToolbox com macOS 14 “Sonoma” em máquinas Apple Silicon Ultra, bem como uma solução alternativa para evitar problemas ao decodificar vídeos H.264 desativando o VideoToolbox decodificação de hardware para os níveis 6.1 e 6.2.

Para sistemas Windows, ele adiciona propriedades de automação a vários controles na guia de áudio para usuários de leitores de tela, corrige um problema com a opção NVIDIA NVDEC, soluciona uma falha de inicialização relacionada ao carregamento do tema e corrige a ordem do idioma das legendas que não era respeitada.

Por fim, várias outras pequenas correções de bugs e melhorias também estão presentes nesta atualização.

Para ver mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar o HandBrake no Linux, você pode usar esses tutoriais:
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux via Flatpak

Como instalar a versão mais recente do HandBrake no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.