Inkscape 1.2 lançado com suporte para documentos de várias páginas

E foi lançado o Inkscape 1.2 com suporte para documentos de várias páginas. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

O Inkscape é um editor SVG de qualidade que é executado em sistemas Linux, Mac e Windows e pode ser usado para criar ou editar gráficos vetoriais como logotipos, diagramas, ilustrações, gráficos e qualquer outra coisa entre eles.

Inkscape possui ferramentas de desenho sofisticadas com recursos comparáveis ​​ao Adobe Illustrator, CorelDRAW e Xara Xtreme. Você pode importar e exportar vários formatos de arquivo, incluindo SVG, AI, EPS, PDF, PS e PNG.

Ele tem um conjunto completo de recursos, uma interface simples, suporte multilíngue e é projetado para ser extensível, os usuários podem personalizar a funcionalidade do Inkscape com plug-ins.

O editor fornece ferramentas de desenho flexíveis e oferece suporte para ler e salvar imagens nos formatos SVG, OpenDocument Drawing, DXF, WMF, EMF, sk1, PDF, EPS, PostScript e PNG.

Agora, os desenvolvedores do Inkscape lançaram o Inkscape 1.2.

Novidades do Inkscape 1.2

Inkscape 1.2 lançado com suporte para documentos de várias páginas
Inkscape 1.2 lançado com suporte para documentos de várias páginas

Chegando quase um ano após o Inkscape 1.1, o lançamento do Inkscape 1.2 está aqui para apresentar uma nova ferramenta de página que implementa suporte para várias páginas em documentos do Inkscape.

Para acessar a nova ferramenta Página, clique no botão mais baixo na barra de ferramentas. A ferramenta também permite importar e exportar documentos PDF de várias páginas.

Outra novidade no Inkscape 1.2 é o Live Path Effect (LPE) de ‘Tiling’ que permite o tiling interativo, a capacidade de importar imagens SVG do Open Clipart, Wikimedia Commons e outras fontes on-line, alinhamento na tela, bem como a capacidade de editar marcadores e padrões de traço.

Além disso, o Inkscape 1.2 introduz a origem do objeto selecionável para escala e movimentação numérica, mescla as caixas de diálogo ‘Camadas’ e ‘Objetos’ em uma nova caixa de diálogo, move todas as opções de alinhamento em uma única caixa de diálogo e redesenha a caixa de diálogo ‘Exportar’ com a capacidade de selecionar objetos, camadas ou páginas, visualização e suporte para exportar vários formatos de arquivo.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Inkscape agora suporta edição de gradiente na caixa de diálogo ‘Preencher e Traçar’, bem como pontilhamento de gradiente, que é usado para a exportação de imagens rasterizadas e para exibir gradientes na tela.

A Ferramenta de texto foi atualizada nesta versão para oferecer suporte a texto corrido em torno de formas, bem como preenchimento de texto.

Também foi atualizado o SVG Font Editor, cujo fluxo de trabalho do Font Editor agora oferece melhores visualizações, melhor desempenho e um maior grau de organização.

Por último, mas não menos importante, o Inkscape 1.2 apresenta a funcionalidade que permite aos usuários separar um objeto de caminho que consiste em vários subcaminhos em um conjunto de objetos de caminho que pertencem juntos, adiciona muitas novas opções de personalização, melhora ainda mais a interface do usuário e corrige vários bugs e problemas para aumentar o desempenho e o aplicativo mais rápido.

Para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no Inkscape 1.2, confira o changelog completo.

Como instalar ou atualizar o Inkscape

O Inkscape está disponível para Windows, Linux e macOS. Os downloads do Linux apontam para um binário AppImage, um pacote Snap e um Ubuntu/Linux Mint PPA.

Embora isso não seja mencionado na página de download do Inkscape, o aplicativo também pode ser instalado a partir do Flathub, embora talvez ainda não tenha sido atualizado para a versão mais recente.

Portanto, para instalar a versão mais recente do Inkscape nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via AppImage
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via Flatpak
Inkscape no Ubuntu – Como atualizar para a versão mais recente

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.