Como instalar o Intel Graphics Compiler no Ubuntu, Debian, Mint e derivados

Se você quer trabalhar com os drivers gráficos da Intel, conheça e veja como instalar o Intel Graphics Compiler no Ubuntu, Debian, Mint e derivados.

Intel Graphics Compiler é um compilador gráfico baseado em LLVM voltado para arquitetura de hardware de gráficos Intel Gen.

Este compilador baseado em LLVM é usado atualmente pela pilha do driver Intel OpenCL NEO para computação em seu hardware gráfico.

Como instalar o Intel Graphics Compiler no Ubuntu, Debian, Mint e derivados
Como instalar o Intel Graphics Compiler no Ubuntu, Debian, Mint e derivados

A Intel iniciou o investimento na tecnologia de software OpenCL com a terceira geração de processadores Intel Core (anteriormente “IvyBridge”), lançando os drivers OpenCL 1.1 para Microsoft * Windows * em 2010.

Desde então, os drivers certificados OpenCL têm sido parte integrante da Intel. pacote de driver de gráficos unificados para Windows.

Essa pilha do OpenCL Driver foi portada para o Linux * e lançada em 2015 por meio do software.intel.com como um pacote binário de código fechado.

Em seguida, ele foi periodicamente atualizado com as novas plataformas e recursos, além de ser incluído em outros pacotes de software, incluindo o Intel Media Server Studio, o Intel Computer Vision SDK e o Intel® SDK para aplicativos OpenCL.

Em paralelo, para abordar o interesse da comunidade e a crescente demanda por drivers de código aberto, o Open Source Technology Center da Intel criou o driver Beignet OpenCL para Linux em 2013.

A Beignet amadureceu ao longo dos anos, com a versão 1.3 mais recente em 2017 suportando o software OpenCL 2.0 tecnologia em processadores Intel Core de quinta geração (Broadwell) e além.

Em 2016, a Intel começou a consolidar o suporte de engenharia de tecnologia de software OpenCL em um esforço para fornecer uma única oferta unificada para todos os clientes.

O resultado é uma nova e melhorada pilha OpenCL Driver (informalmente conhecida como Neo), que se destina a substituir tanto o driver de código fechado anterior (também conhecido como ‘Classic’) quanto o driver Beignet.

O Neo é um driver de código aberto de multiplataforma fornecido sob licença do MIT, criado em C++ moderno e desenvolvido usando a metodologia Test Driven Development.

Como instalar o Intel Graphics Compiler no Ubuntu, Debian, Mint e derivados

Quem quiser instalar o Intel Graphics Compiler no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o;

wget https://github.com/intel/intel-graphics-compiler/releases/download/igc-1.0.3864/intel-igc-core_1.0.3864_amd64.deb
wget https://github.com/intel/intel-graphics-compiler/releases/download/igc-1.0.3864/intel-igc-media_1.0.3864_amd64.deb
wget https://github.com/intel/intel-graphics-compiler/releases/download/igc-1.0.3864/intel-igc-opencl-devel_1.0.3864_amd64.deb
wget https://github.com/intel/intel-graphics-compiler/releases/download/igc-1.0.3864/intel-igc-opencl_1.0.3864_amd64.deb

Passo 4. Agora instale o programa com os comandos abaixo:

sudo dpkg -i intel-igc*.deb
sudo apt-get install -f

Passo 5. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./intel-igc*.deb

Passo 6. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove intel-igc*

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.