Já é possível instalar o Windows e o Linux no Microsoft Surface Duo

Graças ao trabalho do desenvolvedor Gustav Monce, já é possível instalar o Windows e o Linux no Microsoft Surface Duo.

Já faz alguns anos desde que a Microsoft parou de desenvolver sistemas operacionais baseados em Windows para smartphones e encerrou o suporte para dispositivos existentes fornecidos com o Windows 10 Mobile.

Mas se você deseja executar o Windows em um smartphone fabricado pela Microsoft, agora você pode.

Já é possível instalar o Windows e o Linux no Microsoft Surface Duo

Já é possível instalar o Windows e o Linux no Microsoft Surface Duo
Já é possível instalar o Windows e o Linux no Microsoft Surface Duo

Sim. Já é possível instalar o Windows e o Linux no Microsoft Surface Duo. No início deste ano, o desenvolvedor Gustav Monce conseguiu instalar o Windows no Microsoft Surface Duo de 1ª geração e lançou um conjunto inicial de instruções que qualquer pessoa poderia seguir para fazer o mesmo.

Na época, foi melhor descrito como pouco funcional. Mas agora a Monce lançou uma atualização que adiciona suporte para WiFi, dados de celular e funcionalidade de GPS, tornando o Windows em dispositivos Surface Duo muito mais utilizáveis.

O Microsoft Surface Duo é um smartphone de tela dupla que vem com um conjunto de aplicativos da Microsoft executados no sistema operacional Android do Google.

Mas graças a Monce e ao trabalho do Projeto WOA, que anteriormente portou os sistemas operacionais de desktop da Microsoft para serem executados em telefones como o Microsoft Lumia 950XL, agora é possível executar o Windows no Surface Do também.

Isso é possível porque, enquanto o Windows costumava ser um sistema operacional que exigia um processador x86, a Microsoft agora também cria compilações para processadores ARM.

A maioria das pessoas que deseja um dispositivo Windows no ARM terá que comprar um laptop ou tablet com um processador Qualcomm que vem com o Windows pré-instalado, mas as pessoas por trás do projeto WOA estão hackeando seus próprios dispositivos Windows on ARM (WOA).

O projeto agora permite que você instale o Windows 10 ou o Windows 11 em um Microsoft Surface Duo de 1ª geração, substituindo efetivamente o sistema operacional móvel do telefone por um sistema operacional de desktop.

Neste ponto, há drivers de vídeo e gráficos, suporte para entrada de tela sensível ao toque em ambos os monitores e suporte para entrada de caneta apenas na tela esquerda.

Além do suporte a WiFi, GPS e dados de celular, também há suporte para tecnologia de exibição sem fio Bluetooth e Miracast, sensores integrados, botões físicos e controles de frequência da CPU.

E embora você ainda não possa fazer ou receber chamadas telefônicas em um Surface Duo com Windows, Monce diz que está trabalhando nisso e espera adicionar suporte em breve. O suporte para usar a porta USB-C do Surface Duo para conectar monitores externos também está em andamento.

Dito isto, ainda existem algumas outras coisas importantes que ainda não estão funcionando. Você ainda não pode usar a câmera do Surface Duo com o Windows. E o áudio não está funcionando, então, você pode assistir filmes ou jogar, mas você simplesmente não poderá ouvi-los.

Além disso, para instalar o Windows no Surface Duo, você terá que limpar todos os seus dados do Android. Portanto, certifique-se de fazer backup de qualquer coisa importante antes de começar.

Ainda quer experimentar isso? Você pode encontrar tudo o que precisa para substituir o Android pelo Windows 11 no Surface Duo original na página WOA-Project no GitHub ou, se quiser apenas ver o que há de novo na versão mais recente, confira o changelog na versão mais recente notas.

Com isso fora do caminho, aqui está tudo o que você precisa para substituir o Android pelo Windows 11 no Surface Duo original:

Não é fã do Windows, mas está intrigado com as possibilidades de executar algo diferente do Android no Surface Duo? Monce observa que o firmware UEFI também pode ser usado para inicializar o Linux mainline no telefone.

“Para as pessoas se perguntando, sim, o UEFI também pode ser usado para inicializar o linux principal graças ao trabalho de alguns funcionários da Microsoft que fizeram o mainline deste dispositivo, com framebuffer funcionando, apenas uma nota, o endereço do framebuffer é diferente com este UEFI;)”

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.