O projeto Cutefish OS ainda está vivo?

Famoso por entregar uma distro voltada para os tablets, o que muitos querem sabe sobre ele é: o projeto Cutefish OS ainda está vivo?

Cutefish OS é uma nova distribuição Linux, entrou em cena em setembro de 2021, buscando seu lugar entre as distribuições Linux com a melhor experiência de desktop amigável. Já existem nomes comprovados como elementary OS, Zorin OS, Deepin, etc.

No entanto, a distribuição encontrou uma maneira de se destacar do resto fornecendo seu ambiente de desktop desenvolvido, CutefishDE, baseado no framework QT.

Os desenvolvedores do Cutefish OS decidiram criar um ambiente de desktop que parecesse o mais próximo possível do macOS e, em grande parte, conseguiram.

A atenção aos detalhes é evidente e a experiência geral de trabalho com o ambiente de desktop é excelente. A distribuição está disponível em dois sabores: baseada no Ubuntu e baseada no Debian.

Infelizmente, o Cutefish OS nunca conseguiu lançar uma versão estável. O mais recente é o Cutefish OS 0.8 Beta, lançado em 30 de janeiro de 2022.

E a suspensão do desenvolvimento ativo no Cutefish OS levou a preocupações entre os usuários do Linux de que o projeto não existe mais. Dito isso, fica a pergunta: O projeto Cutefish OS ainda está vivo?

O projeto Cutefish OS ainda está vivo?

O projeto Cutefish OS ainda está vivo?
O projeto Cutefish OS ainda está vivo?

No entanto, tem havido preocupações crescentes entre os usuários do Linux recentemente que o projeto Cutefish OS foi praticamente descontinuado. Várias circunstâncias causam essas preocupações.

Primeiro, uma rápida olhada no repositório GitHub do projeto mostra que a distribuição Linux quase não teve desenvolvimento ativo nos últimos dois meses.

Além disso, os usuários do Reddit relataram que seus e-mails não são respondidos quando tentam entrar em contato com os desenvolvedores do Cutefish OS

Presume-se que o desenvolvimento futuro da distribuição foi interrompido devido à falta de financiamento. Infelizmente, essa sempre foi uma das principais razões pelas quais projetos de código aberto promissores foram paralisados.

No entanto, a reação a essas preocupações tem sido relâmpago. Na forma tradicional Open Source, atualmente existem propostas para clonar o projeto e construir uma nova equipe para continuar seu desenvolvimento.

Em primeiro lugar, é claro, devemos esclarecer que, por enquanto, tudo isso ainda está na fase preliminar de sondagem de opinião, e nenhum passo real foi feito.

Infelizmente, a falta de uma declaração oficial dos desenvolvedores do Cutefish torna as coisas um tanto imprevisíveis. No entanto, esperamos ver mais clareza sobre o assunto nos próximos dias.

Finalmente, queremos enfatizar que seria uma pena que a comunidade Linux perdesse um desktop tão promissor e lindo como o Cutefish OS. Então, tudo o que podemos fazer agora é esperar e torcer pelo melhor.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.