Kali Linux 2022.3 lançado com o kernel 5.18 e novas ferramentas

E foi lançado o Kali Linux 2022.3 com o kernel 5.18 e novas ferramentas. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.

Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Agora, a Offensive Security lançou o Kali Linux 2022.3 como a terceira grande atualização de sua distribuição em 2022.

Novidades do Kali Linux 2022.3

Kali Linux 2022.3 lançado com o kernel 5.18 e novas ferramentas
Kali Linux 2022.3 lançado com o kernel 5.18 e novas ferramentas

O Kali Linux 2022.3 chega quase três meses após o Kali Linux 2022.2 como uma atualização robusta para a distribuição ética de hackers que traz muitas mudanças interessantes, começando com uma grande atualização do kernel do Linux 5.16 usado na versão anterior para o kernel Linux 5.18.

A distro também traz o kernel usado para dispositivos Raspberry Pi, para Linux 5.15 LTS.

Esta versão também apresenta novas ferramentas de hacking, nomeadamente a ferramenta de análise de rede BruteShark, a ferramenta de correlação de vulnerabilidades de aplicações de código aberto DefectDojo e a ferramenta de orquestração de segurança, o framework de pós-exploração furtivo phpsploit, a ferramenta shellfire para explorar vulnerabilidades de LFI/RFI e injeção de comandos, bem como o SprayingToolkit para ataques de pulverização de senha contra Lync/S4B, OWA e O365.

Uma das mudanças mais interessantes no Kali Linux 2022.3 é um novo ambiente de laboratório de teste para testadores de penetração que desejam uma maneira rápida de criar um banco de testes que os ajude a aprender, praticar e comparar várias ferramentas de hackers e comparar seus resultados.

O novo Test Lab Environment consiste no DVWA (Damn Vulnerable Web Application) e OWASP Juice Shop, que pode ser instalado através do metapacote kali-linux-labs.

O anúncio de lançamento diz o seguinte:

“A prática torna o ~perfeito~ permanente. Então pratique, pratique, pratique! Mentes curiosas podem então começar a experimentar novas configurações, opções, comandos e sinalizadores. Em seguida, comece a encadear itens, ou compare soluções semelhantes e alternativas, depois compare os resultados, para se tornar mais educado e construir uma referência de conhecimento. Isso aumenta a experiência.”

Entre outras mudanças dignas de nota, a versão Kali Linux 2022.3 traz um novo visual para o login do Xrdp, limpa o repositório de rede, reduz o diretório /kali de 1,7 TB para 520 GB, atualiza vários aplicativos Kali NetHunter na NetHunter Store para suas versões mais recentes, define o tamanho da partição de inicialização padrão para dispositivos Kali ARM para 256 MB e melhora o suporte para o laptop Pinebook ARM do PINE64.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Kali Linux 2022.3

A imagem ISO do Kali Linux 2022.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.

Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux 2020.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.