KaOS 2022.12 lançado com o Kernel 6, Plasma 6 Preview, e mais

E foi lançado o KaOS 2022.12 com o Kernel 6, Plasma 6 Preview, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.

Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.

O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.

Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição KaOS lançaram o KaOS Linux 2022.12 ISO, trazendo o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e muito mais.

Novidades do KaOS KaOS 2022.12

KaOS 2022.12 lançado com o Kernel 6, Plasma 6 Preview, e mais
KaOS 2022.12 lançado com o Kernel 6, Plasma 6 Preview, e mais

Alimentado pela mais recente série de kernel Linux 6.0, o KaOS Linux 2022.12 vem com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.26.4, que é acompanhado pelos pacotes de software de código aberto KDE Gear 22.12 e KDE Frameworks 5.101 lançados recentemente, para que você possa aproveitar os melhores possível experiência de desktop Plasma além do melhor suporte de hardware possível.

O Projeto KDE anunciou há algum tempo que o KDE Plasma 5.27 será a última atualização da série 5.x de seu popular ambiente de desktop, pois a equipe de desenvolvimento já está trabalhando na série KDE Plasma 6, que será totalmente portado para a mais recente estrutura de aplicativo de código aberto Qt 6.

O KaOS Linux é uma das distribuições onde você pode mergulhar na próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 6.

Segundo os desenvolvedores:

“Também foi feito um começo para se preparar para o Plasma 6. Para os aventureiros, o repositório kde-next é usado para uma pilha KDE baseada em Qt6 completa. Todos os frameworks são construídos lá no Qt6, a maioria do Plasma, e alguns aplicativos do KDE também foram portados para o Qt6. O Plasma 6 inicializa, mas ainda não pode ser usado (portanto, é claro que não faz parte desta ISO).”

Esta versão ISO do KaOS Linux também vem com novos aplicativos, ou seja, o editor de markdown dedicado Ghostwriter e a interface gráfica do usuário Kjournald para logs systemd, bem como um instalador Calamares aprimorado que agora oferece melhor suporte para o sistema de arquivos ZFS.

Sob o capô, o KaOS Linux 2022.12 possui uma cadeia de ferramentas atualizada que consiste em GCC 12.2, GNU C Library 2.36 e GNU Binutils 2.39, bem como CLang/LLVM 15, GNU Bash 5.2, ICU 72.1, Boost 1.80.0, systemd 252.3, Python 3.10.9, Gawk 5.2, Shadow 4.13, Texlive 2022 e pilha libffi 3.4.4/Glib2 2.74.3.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o KaOS 2022.12

Ao contrário da maioria das outras distribuições Linux, o KaOS não fornece várias imagens de instalação com GNOME, Xfce, LXQt ou qualquer outro desktop. Além disso, os pacotes para outros desktops nem estão incluídos nos repositórios do KaOS.

Além disso, como o KaOS Linux é uma distribuição contínua, acompanhar as atualizações é suficiente para obter os pacotes mais recentes.

Os usuários existentes não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas para garantir que suas instalações estejam atualizadas, executando o comando sudo pacman -Syu de vez em quando.

A imagem ISO do KaOS 2022.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.