KaOS 2024.01 lançado com base no KDE Plasma 6

E foi lançado o KaOS 2023.02 com base no KDE Plasma 6, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.

Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.

O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.

Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição KaOS lançaram o KaOS 2024.01, trazendo o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e muito mais.

Novidades do KaOS KaOS 2024.01

KaOS 2024.01 lançado com base no KDE Plasma 6
KaOS 2024.01 lançado com base no KDE Plasma 6

A equipe de desenvolvimento por trás da distribuição KaOS Linux desenvolvida de forma independente iniciou 2024 com um novo lançamento ISO que traz a você o primeiro ambiente puro baseado em Plasma 6 para você experimentar antes do lançamento do altamente aguardado ambiente de desktop KDE Plasma 6 mais tarde neste ano. mês.

O KDE Plasma 6 está quase chegando e todos poderemos desfrutar de seus novos recursos e melhorias a partir de 28 de fevereiro de 2024, mas os desenvolvedores do KaOS Linux estão à frente do jogo com sua distro inspirada no Arch Linux e estão lançando agora uma nova ISO executando o segunda versão Release Candidate (RC) do Plasma 6, Frameworks 6 e KDE Gear 24.02.

Segundo os desenvolvedores

“Há quase quinze meses o trabalho começou a migrar totalmente para uma distribuição baseada no Frameworks 6, Plasma 6. A KaOS, entretanto, tem enviado todos os aplicativos portados de sua ramificação Frameworks 6 nos muitos instantâneos ISOs que lançou para se preparar para esta migração. Quase todos os aplicativos que os usuários se acostumaram a ver em uma versão Frameworks 5/Plasma 5 estão disponíveis como uma porta Frameworks 6/Plasma 6.”

Mesmo que o Plasma 6 seja lançado em 28 de fevereiro, levará um tempo para a maioria das distribuições de lançamento contínuo, como Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed, empacotá-lo e enviar a atualização massiva aos usuários.

Mas se você não pode esperar até então, você pode baixar e instalar o KaOS Linux 2024.01 agora mesmo e atualizar sua instalação até 28 de fevereiro para ser o primeiro a executar o KDE Plasma 6.

Se seus aplicativos favoritos ainda não estão prontos para o Plasma 6, o KaOS Linux também vem com o KDE Frameworks 5 para permitir que você os use no ambiente KDE Plasma 6.

Por outro lado, os desenvolvedores disseram que os aplicativos que dependem de partes do KDE Plasma 5 não estarão disponíveis nos repositórios KaOS até que sejam portados e estejam prontos para uso diário.

Nos bastidores, a versão KaOS Linux 2024.01 é alimentada pela série de kernel Linux 6.6 LTS com suporte de longo prazo e apresenta vários componentes atualizados, incluindo FFmpeg 6, pilha Boost 1.83.0/ICU 74.1, LLVM/Clang 17.0.6, systemd 254.9, Python 3.10.13, Util-Linux 2.39.3, IWD 2.13, MariaDB 11 e Postgresql 16.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o KaOS 2024.01

Ao contrário da maioria das outras distribuições Linux, o KaOS não fornece várias imagens de instalação com GNOME, Xfce, LXQt ou qualquer outro desktop. Além disso, os pacotes para outros desktops nem estão incluídos nos repositórios do KaOS.

Além disso, como o KaOS Linux é uma distribuição contínua, acompanhar as atualizações é suficiente para obter os pacotes mais recentes.

Os usuários existentes não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas para garantir que suas instalações estejam atualizadas, executando o comando sudo pacman -Syu de vez em quando.

A imagem ISO do KaOS 2024.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.