Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U

Conheça o Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U. Confira os detalhes desse dispositivo.

No ano passado, soubemos que a empresa por trás da linha Orange Pi de computadores de placa única planejava se ramificar no mercado de PCs portáteis para jogos.

Esta semana no FOSDEM na Bélgica, desenvolvedores da equipe Manjaro Linux estão exibindo o primeiro portátil Orange Pi rodando seu sistema operacional baseado em Linux.

Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U

Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U
Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U – @ManjaroLinux

O Orange Pi Neo possui uma tela FHD + 120 Hz de 7 polegadas, um processador AMD Ryzen 7 7840U e touchpads estilo Steam Deck, além de controladores de jogos. Você também pode encontrar mais fotos e especificações detalhadas no site do Manjaro e nas redes sociais.

Em termos de especificações, o Orange Pi Neo se parece muito com muitos outros PCs portáteis para jogos lançados nos últimos dois anos.

Mas há duas diferenças principais: os touchpads do Orange Pi Neo o tornam um entre um número relativamente pequeno de dispositivos portáteis recentes com esse recurso, e é um entre um número ainda menor de modelos destinados a executar software baseado em Linux em vez de Windows.

Com gráficos integrados Radeon 780M, o Orange Pi Neo deve ser capaz de lidar com muitos jogos recentes, e com oito núcleos de CPU AMD Zen 4, suporte para até 32 GB de memória LPDDR5-7500 e um slot M.2 2280 para PCIe NVMe sólido armazenamento de estado, ele também deve ser bastante decente como um computador de uso geral.

Ele também possui duas portas USB4 Tipo C, um leitor de cartão microSD, conector de áudio de 3,5 mm, bateria de 50 Wh, carregador de parede de 65 W e suporte para WiFi 6E e Bluetooth 5.3.

Para combater o calor, ele possui sistema de resfriamento ativo com ventilador e tubos de calor duplos de cobre.

Mas os controladores integrados com sensores Hall e controles analógicos retroiluminados RGB, sensores de movimento e design geral deixam claro que este computador foi projetado principalmente para jogos.

Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U
Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U

Estamos dando uma primeira olhada no portátil graças à equipe Manjaro, mas suspeito que os usuários poderão escolher seu próprio sistema operacional.

Orange Pi é uma empresa mais conhecida por fabricar computadores de placa única que podem ser usados como placas de desenvolvimento e atualizados com uma variedade de sistemas operacionais, geralmente baseados em Linux.

O Orange Pi Neo provavelmente pode executar software Windows razoavelmente bem, pois possui hardware bastante semelhante a muitos dispositivos portáteis Windows existentes.

Mas o suporte para distribuições GNU/Linux gratuitas e de código aberto, como Manjaro, ajuda a diferenciá-lo da concorrência.

Até agora, o único PC portátil para jogos Linux significativo com processador x86 e suporte para jogos convencionais foi o Steam Deck, que vem com a distribuição SteamOS Linux da Valve, que é baseado no Arch Linux e adiciona o software Proton da Valve para compatibilidade com jogos do Windows, como bem como o cliente de jogo Steam.

Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U
Orange Pi Neo, um PC portátil para jogos com Linux e chip AMD Ryzen 7 7840U

Mas como você também pode executar Proton e Steam em outras distribuições Linux, teoricamente você poderia criar um PC para jogos Linux decente usando outros sistemas operacionais.

Simplesmente não vimos nenhum outro fabricante de PCs portáteis para jogos seguir esse caminho ainda. AYANEO planejou usar uma versão de terceiros do SteamOS chamada HoloISO para seu novo portátil econômico AYANEO Next Lite, mas a empresa reverteu o curso e agora espera-se que o portátil seja fornecido com o Windows em vez de um fork SteamOS que não é oficialmente suportado pela Valve.

Não está claro que tipo de experiência de jogo os usuários poderão esperar do Orange Pi Neo, mas é provavelmente uma aposta segura que muito dependerá da sua escolha de sistema operacional.

Aqui está um resumo das especificações conhecidas do próximo portátil:

Especificações do Orange Pi Neo
Tela 7 polegadas
1920 x 1200 pixels
120 Hz
500 nits
Processador AMD Ryzen 7 7840U
8 Zen 4 núcleos de CPU / 16 threads
3,3 GHz – 5,1 GHz
15 – 30W TDP
Gráficos AMD Radeon 780M
12 núcleos de GPU RDNA 3
até 2,7 GHz
RAM 16 GB ou 32 GB
LPDDR5-7500
canal duplo
Armazenamento 512 GB –
SSD PCIe 4.0 NVMe de 2 TB
M.2 2280
Sistema operacional Manjaro Linux
(outros sistemas operacionais a definir?)
Portas 2 x USB4
1 x áudio de 3,5 mm
1 x microSD
Wireless Wi-Fi 6E
BT 5.3
Entrada Touchpads duplos
Sticks analógicos duplos (retroiluminação RGB)
D-Pad Botões
X, Y, A, B Acionadores
de ombro
Sensores Hall
Giroscópio duplo de 6 eixos
Áudio Alto-falantes estéreo de 1 W
Conector de áudio de 3,5 mm
Bateria 50 Wh
Carregamento Adaptador de energia USB-C GaN de 65 W
Resfriamento Ventilador turbo
Tubos de calor duplos de cobre
Materiais Liga de magnésio, plástico e vidro
Cores Preto branco
Dimensões 259 x 107 x 19,9 mm
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.