KDE Frameworks 5.102 com KDE Connect melhorado, e mais

E foi lançado o KDE Frameworks 5.102 com KDE Connect melhorado, e mais, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.102, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.

Novidades do KDE Frameworks 5.102

KDE Frameworks 5.102 com KDE Connect melhorado, e mais
KDE Frameworks 5.102 com KDE Connect melhorado, e mais

O KDE Frameworks 5.102 vem com muitas mudanças, mas as mais proeminentes incluem suporte para transferências de arquivos com mais de 2 GB de tamanho no aplicativo KDE Connect, que permite transferir arquivos entre seu dispositivo móvel e seu computador, mas também fazer outras coisas como receber notificações, controlar reprodutores de mídia, etc.

Outra mudança interessante é a capacidade de usar uma tecla modificadora, como a tecla Meta, como seletor de entrada de tecla para atribuir atalhos de teclado a ações.

Essa alteração também chegará à próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 e permitirá que os desenvolvedores do KDE finalmente substituam o antigo e estranho manuseio de teclas modificadoras na janela do KWin e no gerenciador composto, para que você possa atribuir teclas modificadoras diretamente ao Kickoff ou Visão geral.

O KDE Frameworks 5.102 também torna possível abrir um arquivo colado usando seu caminho de arquivo completo no campo do seletor de diretório de uma caixa de diálogo Abrir, torna a configuração “Sempre usar o modo de toque” persistente durante as reinicializações e adiciona a capacidade de fechar gavetas laterais no Kirigami aplicativos baseados em Esc usando a tecla Esc ou clicando em uma área esmaecida vazia da exibição.

A sessão Plasma Wayland continua a receber melhorias, e esta versão corrige vários problemas relacionados à colagem que afetavam a interação com o widget Área de transferência ao colar texto em campos de texto em widgets Plasma, bem como a cópia de arquivos no gerenciador de arquivos Dolphin atrasando o fechamento de widgets do painel.

Entre outras mudanças notáveis, o KDE Frameworks 5.102 força o desaparecimento dos widgets ao removê-los e, em seguida, reinicializar o sistema ou reiniciar a sessão do Plasma enquanto a mensagem “Desfazer remoção deste widget?” notificação ainda está visível.

Por fim, há mais de 140 alterações incluídas nesta atualização do KDE Frameworks.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.