KDE Plasma 5.22.4 lançado com mais melhorias no Plasma Wayland

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.22.4 com mais melhorias no Plasma Wayland. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.22.4 como o quarto lançamento pontual para a última série de ambientes de área de trabalho KDE Plasma 5.22 para resolver mais bugs, regressões e melhorar os recursos existentes.

KDE Plasma 5.22.4 lançado – Confira as novidades

KDE Plasma 5.22.4 lançado com mais melhorias no Plasma Wayland
KDE Plasma 5.22.4 lançado com mais melhorias no Plasma Wayland

O KDE Plasma 5.22.4 vem com muitas melhorias para tornar a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.22 mais estável e confiável.

Para começar, ele melhora a autenticação da tela de login em sistemas que usam systemd-homed para não falhar mais ao inserir a senha errada.

Depois, torna o novo aplicativo Plasma System Monitor muito mais rápido para iniciar e melhora o daemon ksystemstats, que é usado pelo aplicativo Plasma System Monitor e outros widgets de sensor para dados de sensor, para não travar mais ao iniciar em certos sistemas.

Esta versão também melhora a sessão do Plasma Wayland para não travar mais ao desconectar ou reconectar certos monitores externos e para melhor suportar aplicativos GTK ao usar um fator de escala de DPI alto.

No no KDE Plasma 5.22.4 também foi melhorado o aplicativo Info Center, que agora exibe as informações corretas sobre processadores não x86, o widget Plasma Bluetooth, que agora funciona corretamente quando é colocado diretamente no painel, bem como na bandeja do sistema, cujos itens de grade no pop-up expandido agora estão perfeitamente alinhados com os pixels.

As Notificações do Plasma também foram aprimoradas neste lançamento pontual para funcionar melhor com links incorporados, usando a cor do link do tema do Plasma em vez do esquema de cores do aplicativo, e também melhora os atalhos globais para aplicativos cujos arquivos da área de trabalho têm letras maiúsculas caracteres em seus nomes de arquivo.

Entre outras mudanças, a atualização do KDE Plasma 5.22.4 torna a página do teclado das configurações do sistema totalmente traduzível, adiciona a capacidade de alternar entre as opções de menu de contexto “Mover para o lixo” e “Excluir” para itens da área de trabalho pressionando a tecla Shift quando um sub -menu está aberto e adiciona suporte para QTimer em scripts KWin.

Além disso, o novo recurso Adaptive Transparency foi atualizado para entrar automaticamente no modo transparente para Painéis ao usar o efeito Mostrar Área de Trabalho, os favicons do site exibidos no KRunner ao usar a Integração de Navegador de Plasma agora têm melhor aparência nas telas HiDPI, e o KDE Plasma agora classifica alfabeticamente as listas de categorias na página de configuração do papel de parede Unsplash Picture of the Day.

Por fim, com esta atualização, sua área de trabalho KDE Plasma não irá mais avisá-lo por meio de uma notificação de que seu S.M.A.R.T. o disco habilitado está mostrando sinais de instabilidade, mas você ainda receberá notificações sobre condições normais de erro.

Sobre a mudança, o desenvolvedor Nate Graham explica que:

“Isso gerou muitos falsos positivos devido aos discos relatando seu status incorretamente ou imprecisamente caracterizando as condições transitórias como instabilidade.”

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.22.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
d
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22.3 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus. É uma atualização recomendada para todos os usuários do KDE Plasma 5.22.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.22 no Kubuntu 21.04

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.