KDE Plasma 5.25.2 lançado com melhorias no suporte ao Flatpak

E foi lançado o KDE Plasma 5.25.2 com melhorias no suporte ao Flatpak, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE anunciou o Plasma 5.25.2 como o segundo lançamento pontual da mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.25 para resolver mais bugs e travamentos, mas também para melhorar algumas funcionalidades.

Novidades o KDE Plasma 5.25.2

KDE Plasma 5.25.2 lançado com melhorias no suporte ao Flatpak
KDE Plasma 5.25.2 lançado com melhorias no suporte ao Flatpak

Chegando apenas uma semana após o lançamento pontual do KDE Plasma 5.25.1, a atualização do KDE Plasma 5.25.2 está aqui para melhorar o suporte para aplicativos Flapak, implementando um novo mecanismo no gerenciador de pacotes Plasma Discover para determinar a prioridade de seus repositórios Flatpak, como bem como mantê-los sempre sincronizados se você alterar sua prioridade manualmente na linha de comando.

Sob o capô, esta versão atualiza o requisito da versão Qt5 para 5.15.2.

O KDE Plasma 5.25.2 também melhora o novo efeito Present Windows, tornando possível ativar janelas em uma tela diferente daquela usada para digitar texto no filtro, resolver vários problemas de pesquisa de teclado, foco e usabilidade de navegação e tornar os botões funcionam sempre que você clicar neles ao usar a sessão do Plasma X11 (o último também se aplica ao efeito Visão geral).

Fora isso, esta segunda versão pontual do KDE Plasma 5.25 atualiza a barra de ferramentas do Modo de Edição para se dividir em várias linhas quando a tela não é larga o suficiente para acomodá-la, corrige um problema com janelas restauradas por sessão para restaurar-se ao espaço de trabalho correto ao usar o gerenciador de inicialização de código aberto systemd-boot e melhora o bloqueio de tela para não travar mais ao instalar manualmente o suporte para o sistema de reconhecimento facial Howdy.

Além disso, o KDE Plasma 5.25.2 adiciona realces quadrados ao passar o cursor do mouse no Painel de Aplicativos, reativa o suporte para definir regras avançadas de firewall e torna as barras de título coloridas ao usar o novo recurso “Tintar todas as cores com cor de destaque”.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

O KDE Plasma 5.25 será suportado com cinco atualizações de manutenção até setembro de 2022.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.25.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.25 no Kubuntu 21.10

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.