KDE Plasma 6.0.1 lançado com melhorias e várias correções

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.0.1 com melhorias e várias correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE anunciou hoje a disponibilidade geral do tão aguardado ambiente de desktop KDE Plasma 6.0.1.

Novidades o KDE Plasma 6.0.1

KDE Plasma 6.0.1 lançado com melhorias e várias correções
KDE Plasma 6.0.1 lançado com melhorias e várias correções

Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.0.1 como a primeira atualização de manutenção para a série mais recente de ambientes de desktop KDE Plasma 6, abordando vários bugs, travamentos e aborrecimentos.

O KDE Plasma 6.0.1 está aqui apenas uma semana após o lançamento do KDE Plasma 6 e vem com muitas correções para o modo de tela cheia do VLC, uma falha aparentemente aleatória no Plasma, uma fonte de breves congelamentos de tela na sessão X11, algumas falhas com o novo efeito Cube, bem como uma falha do KWin com drivers legados da série NVIDIA 340.

Esta primeira versão do KDE Plasma 6 também melhora o arrastamento de arquivos ou pastas da área de trabalho para outra tela para que eles não desapareçam temporariamente, o que também corrige uma falha no Plasma que poderia ocorrer ao arrastar arquivos ou pastas da área de trabalho para uma pasta visível em o gerenciador de arquivos Dolphin.

O novo efeito Visão Geral foi aprimorado nesta atualização para que você possa fechá-lo acionando o hotcorner padrão superior esquerdo duas vezes enquanto a Visão Geral está aberta, evitando que o efeito Visão Geral seja fechado ao clicar em seu campo de pesquisa e adicionando um contorno azul ao redor da área de trabalho virtual ativa na visualização Desktop Grid.

O Painel do Plasma também foi melhorado para não fechar mais quando você clica com o botão direito nele enquanto está no modo Auto-Hide e seleciona a opção “Adicionar Widgets…”, o que evitava que os usuários adicionassem widgets ao painel.

Além disso, clicar em um item do painel quando um pop-up do painel estiver aberto novamente ativa o respectivo item em vez de fechar o pop-up do painel.

Além disso, o KDE Plasma 6.0.1 resolve uma falha visual que faz com que os contornos das janelas fiquem ligeiramente desconectados de suas janelas ao redimensionar a janela ao usar certos fatores de escala fracionária, bem como uma falha visual que pode fazer com que as janelas em telas giradas sejam girado incorretamente por um breve período de tempo depois de ficar visível ao usar o efeito “Glide”.

Por último, mas não menos importante, o primeiro lançamento do KDE Plasma 6 está aqui para corrigir um bug no Task Switcher que poderia quebrá-lo ao clicar no botão “Padrões” na página Task Switcher nas Configurações do Sistema e tornar possível mais uma vez salve as alterações feitas nos comandos atribuídos aos atalhos de teclado globais.

Ele também melhora a notificação de progresso durante as transferências de arquivos Bluetooth para não exibir mais um link quebrado quando a operação for concluída e evita que você quebre o layout do bloco ao arrastar divisões sobre outras divisões na tela do Editor de blocos.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 6.0.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.

O KDE Plasma 6.0.1 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.