Kernel 5.19 lançado com muitos novos recursos e correções

E foi lançado o Kernel 5.19 com muitos novos recursos e correções, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Linux 5.19 como a mais nova série de kernel estável para distribuições GNU/Linux, adicionando muitos novos recursos, suporte de hardware aprimorado e muitas correções de bugs e segurança.

Novidade do Kernel 5.19

Kernel 5.19 lançado com muitos novos recursos e correções
Kernel 5.19 lançado com muitos novos recursos e correções

Depois de estar em desenvolvimento por mais de dois meses, o kernel Linux 5.19 está finalmente aqui e apresenta suporte para arquivos de firmware compactados em ZSTD, suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, uma nova API de espaço de usuário para gerenciar fluxos MultiPath TCP (MPTCP), suporte para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” da Loongson, bem como suporte para o ARM Scalable Matrix Extension (SME).

Também novo suporte para tipos de memória baseados em página de modo supervisor e a capacidade de executar binários de 32 bits em sistemas de 64 bits para arquiteturas RISC-V, suporte para coprocessadores SMP, KCSAN e hibernação para a arquitetura Xtensa, um novo ticket genérico tipo spinlock para adicionar suporte para implementação completa de qspinlock em várias arquiteturas como RISC-V, OpenRISC e C-SKY, e um novo sinalizador FAN_MARK_EVICTABLE para o mecanismo fanotify para evitar a fixação do inode alvo no cache do inode.

O Linux 5.19 também adiciona um novo mecanismo Intel “in-field scan” para detectar problemas em CPUs Intel, uma implementação de máquina virtual para a arquitetura m68k baseada no emulador Android Goldfish, bem como suporte para armazenar bilhões de atributos estendidos com qualquer inode, e um novo recurso de “reprodução de atributo registrado” que permite que vários atributos de arquivo estendidos sejam modificados ao mesmo tempo de forma atômica no sistema de arquivos XFS.

Além disso, o sistema de arquivos somente leitura EROFS foi atualizado para usar a camada fscache para aumentar o desempenho ao executar muitos contêineres, uma nova interface de recuperação proativa memory.reclaim para acionar a recuperação de memória em um cgroup de memória, a capacidade de o kernel para controlar o uso de memória ao usar o Zswap e a capacidade de rastrear módulos que contaminaram o kernel.

Em termos de segurança, o Linux 5.19 melhora o modo de bloqueio para evitar que processos privilegiados alterem a memória do kernel fora do controle do kernel, adiciona suporte para regras no módulo de segurança Landlock para controlar a renomeação de arquivos, adiciona suporte para resumos de arquivos fs-verity ao A Integrity Measurement Architecture (IMA), adiciona um recurso de proteção de randomização de estrutura compilada pelo Clang e melhora ainda mais o gerador de números aleatórios.

Sobre o lançamento, Linus Torvalds disse:

“Em uma nota pessoal, a parte mais interessante aqui é que eu fiz o lançamento (e estou escrevendo isso) em um laptop arm64. É algo que eu esperava há muito tempo e finalmente é uma realidade, graças à equipe Asahi. Temos hardware arm64 rodando Linux há muito tempo, mas nada disso foi realmente utilizável como plataforma de desenvolvimento até agora.”

Entre outras mudanças, o kernel Linux 5.19 adiciona suporte a E/S polled ao driver virtio-blk para aumentar a latência em até 10%, adiciona suporte para lidar com montagens mapeadas por ID no sistema de arquivos OverlayFS, melhora a infraestrutura de depuração para a memória SLUB allocator, a capacidade de armazenar ponteiros digitados em mapas BPF, bem como várias melhorias no subsistema io_uring e no mecanismo de detecção de bloqueio de divisão x86.

Obviamente, também há drivers atualizados e novos incluídos no kernel Linux 5.19 para adicionar suporte a novos dispositivos, incluindo o joystick Raspberry Pi Sense HAT, feedback de força do controlador Mega World, ThinkPad TrackPoint Keyboard II e touchpad Google Whiskers.

Além disso, o Linux 5.19 implementa um novo subsistema “hardware timestamp engine” para suportar dispositivos que podem gravar timestamps em resposta a eventos, como o NVIDIA Tegra 194.

Mais detalhes sobre o kernel 5.19 estão disponíveis no anúncio da lista de discussão de Linus Torvalds.

Com o kernel Linux 5.19 pronto, a janela de mesclagem para a próxima versão do kernel, o kernel Linux 5.20 agora está aberta. No entanto, parece que Linus Torvalds planeja finalmente abandonar a série 5.x em favor do Linux 6.0.

“Provavelmente vou chamá-lo de 6.0, já que estou começando a me preocupar em ficar confuso com números grandes novamente”, disse Torvalds.

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.