Kernel 6.3 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.4

Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 6.3 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.4.

Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 6.3 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.4 o mais rápido possível.

O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 6.4.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 6.3 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 6.3 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.4!

Kernel 6.3 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.4
Kernel 6.3 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.4

Sim. Chegou a hora de dizer adeus à série de kernel Linux 6.3, pois agora está marcada como EOL (Fim da vida útil) no site kernel.org, o que significa que não será mais compatível com correções de bugs e segurança.

Recentemente, o renomado mantenedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman anunciou o lançamento do kernel Linux 6.3.13 como a décima terceira atualização de manutenção da série do kernel Linux 6.3, uma atualização que traz muitas mudanças (481 arquivos alterados, 4919 inserções e 2870 exclusões).

No entanto, Greg Kroah-Hartman também marcou a série Linux kernel 6.3 como EOL (Fim da vida útil) no site kernel.org, observando o fato de que o kernel Linux 6.3.13 é a última atualização da série e instando os usuários a atualizar seus Linux sistemas para o kernel Linux 6.4 mais recente o mais rápido possível.

Em um anúncio de lista de discussão, Greg Kroah-Hartman disse que:

“Estou anunciando o lançamento do kernel 6.3.13. Todos os usuários da série de kernel 6.3 devem atualizar. Observe, esta é a ÚLTIMA versão do kernel 6.3.y. Agora é o fim da vida útil, por favor, mova para a ramificação do kernel 6.4.y neste momento.”

O kernel 6.3 do Linux chegou há apenas dois meses e meio, em 23 de abril de 2023, e introduziu novos recursos como um novo driver acelerado por DRM para Intel VPU, suporte a código Rust para modo de usuário x86_64 Linux, criptografia baseada em AES-SHA2 para o sistema de arquivos NFS e suporte para o recurso “IBRS automático” da AMD.

Por outro lado, o kernel Linux 6.4 apresenta ainda mais novos recursos, como suporte Intel LAM, eventos de rastreamento de usuário, suporte para dispositivos de bloco zoneados para o sistema de arquivos F2FS, código de linguagem Rust adicional, muitos drivers novos e atualizados para alto nível suporte de hardware e muito mais.

Com isso em mente, se sua distribuição GNU/Linux executa o kernel Linux 6.3 (que é o caso de muitos de vocês), você precisa pedir ao mantenedor da distro para atualizar os pacotes do kernel para o Linux 6.4.

Os usuários do Arch Linux já receberam a atualização e parece que também chegará em breve aos usuários do openSUSE Tumbleweed e Fedora Linux.

Os usuários do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster) também podem instalar o kernel Linux 6.4 usando nosso prático tutorial.

No entanto, o kernel Linux 6.4 também é uma ramificação de curta duração que terá suporte apenas por 2 a 3 meses, provavelmente até meados ou final de setembro de 2023, portanto, se você estiver procurando por suporte de longo prazo, atualize para um dos kernels LTS .

Atualizando para o kernel Linux 6.4

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 6.3, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.4 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.4 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.3, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.3 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.