Kernel 6.6 será LTS e será suportado até dezembro de 2026

Em mudança radical nos planos do projeto que focava na versão 6.7, o Kernel 6.6 será LTS e será suportado até dezembro de 2026.

O kernel Linux 6.6 foi lançado no final de outubro de 2023 e apresenta novos recursos como suporte Intel Shadow Stack, um novo agendador de tarefas chamado EEVDF, suporte aprimorado para dispositivos Lenovo IdeaPad, HP e ASUS, suporte a gadgets USB MIDI 2, bem como numerosos drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

O kernel Linux 6.6 está abrindo caminho ou já chegou aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux, incluindo Arch Linux, openSUSE Tumbleweed, Fedora Linux e outros. Até os usuários do Ubuntu agora podem instalá-lo.

Agora, em outra reviravolta inesperada, a última série de kernel Linux 6.6 foi oficialmente marcada como LTS (Long Term Support) no site kernel.org com uma expectativa de vida prevista de pelo menos três anos.

Kernel 6.6 será LTS e será suportado até dezembro de 2026

Kernel 6.6 será LTS e será suportado até dezembro de 2026
Kernel 6.6 será LTS e será suportado até dezembro de 2026

Sim. A boa notícia é que os mantenedores do kernel Linux decidiram tornar o Linux 6.6 um branch LTS com suporte até dezembro de 2026.

Isso é muito interessante porque o renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman sempre afirmou que o último kernel do ano será LTS, e O kernel Linux 6.7 deveria ser isso.

A realidade é que ainda não sabemos se o kernel Linux 6.7 chegará às ruas no dia 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), o que teria sido uma grande surpresa de Ano Novo para todos os usuários do Linux, então talvez seja por isso que os mantenedores do kernel decidiram vá com o Linux 6.6 para a próxima ramificação LTS.

Por outro lado, houve alguns relatórios recentes afirmando que não existem tantos mantenedores de kernel dispostos a manter ramificações do kernel LTS por tantos anos e que o suporte de longo prazo para o kernel Linux pode ser reduzido de seis para dois anos.

Os mesmos relatórios também afirmaram que o Linux 4.14 não será substituído por um novo kernel LTS quando atingir o fim de sua vida útil em janeiro de 2024.

Bem, parece que algo aconteceu lá na sede do kernel Linux e agora o Linux 6.6 foi adicionado às ramificações existentes do kernel de suporte de longo prazo, nomeadamente Linux 6.1, Linux 5.15, Linux 5.10, Linux 5.4, Linux 4.19 e Linux 4.14 .

Os usuários mais hardcore não são adeptos dos kernels LTS do Linux, pois vivem no limite, mas se você planeja fazer ou usar uma distro com um kernel com suporte de longo prazo para maior estabilidade e confiabilidade.

Enfim, tenha em mente que o Linux 6.6 é agora o kernel LTS mais recente, com suporte pelo menos nos próximos três anos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.