kernel GNU Linux-Libre 5.18 lançado como o kernel 5.18 100% livre

Pouco depois do lançamento do kernel 5.18, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.18, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.

GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.

O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.

Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.

Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 5.18 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores com Linux.

Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.18

kernel GNU Linux-Libre 5.18 lançado como o kernel 5.18 100% livre
kernel GNU Linux-Libre 5.18 lançado como o kernel 5.18 100% livre

Baseado na série de kernel Linux 5.18 upstream, o kernel GNU Linux-libre 5.18 está aqui para limpar sete novos drivers, incluindo Amphion VPU, painéis MIPI DBI, Intel AVS, MediaTek MT7986 WMAC, MediaTek 7921U (USB) Wi-Fi, Realtek Wi-Fi 8852a e 8852c, bem como amplificador de alto-falante Texas Instruments TAS5805M.

Além disso, o kernel GNU Linux-libre 5.18 adiciona vários arquivos DTS para novos SoCs Qualcomm AArch64 e limpa os nomes de blob neles e atualiza os drivers existentes que receberam alterações upstream e agora exigem deblobbing, como AMDGPU, MediaTek MT7915 Wi-Fi , MediaTek HCI UART, Ethernet com fio Mellanox Spectrum, Qualcomm Q6V5, Realtek rtw8852c, Silicon Labs WF200+ Wi-Fi e Wolfson ADSP.

Além disso, o novo kernel GNU Linux-libre move vários drivers dentro da árvore de origem e atualiza o script usado para limpar blobs para refletir essas alterações nos drivers de mídia, barramento MHI e AMDGPU.

Obviamente, o kernel GNU Linux-libre 5.18 vem com todos os novos recursos e aprimoramentos do kernel Linux 5.18, incluindo suporte para novos recursos em CPUs AMD e Intel, suporte aprimorado para dispositivos NVMe, recursos de segurança novos e aprimorados para protegê-lo contra o últimas ameaças e muitas outras mudanças,

Como instalar o kernel

O kernel GNU Linux-libre é compatível e pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.18 agora mesmo no site oficial.

Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.

Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock