Kooha 2.3 lançado com melhor suporte para gravação de área

E foi lançado o Kooha 2.3 com melhor suporte para gravação de área, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Koohaé um gravador de tela simples para GNOME construído com GTK e PyGObject. Kooha permite gravar sua tela e também áudio de seu microfone ou desktop.

Ele permite que você grave sua tela e também áudio de seu microfone ou desktop, tem uma opção para mostrar ou ocultar o ponteiro, opção de gravar apenas uma área da tela.

Kooha foi um dos primeiros aplicativos a suportar Wayland, o servidor de exibição padrão nas versões recentes de estações de trabalho Ubuntu e Fedora.

Como a ferramenta integrada de captura de tela/screencast do GNOME não suporta gravação de áudio, é uma boa alternativa para gravar tela inteira ou área retangular com microfone e suporte para áudio de desktop.

E pode gravar a tela da sua área de trabalho nos formatos WebM, MP4, GIF e Matroska.

Agora, foi lançado o Kooha 2.3 há alguns dias.

Novidades do Kooha 2.3

Kooha 2.3 lançado com melhor suporte para gravação de área
Kooha 2.3 lançado com melhor suporte para gravação de área

Na última série de lançamentos 2.2.x, Kooha adicionou uma nova interface de seleção de área para melhor suporte ao Wayland. Na nova versão 2.3.0, a janela de seleção de área agora é redimensionável, para que você possa ter uma visão maior ao selecionar a área de gravação. E a área selecionada anteriormente agora é lembrada para facilitar refazer a gravação da última área.

O lançamento também melhorou a interface do usuário, para exibir o formato de vídeo atual, bem como FPS (taxa de quadros) na janela principal do aplicativo. A caixa de diálogo ‘Preferências’ também inclui uma opção fácil para selecionar a taxa de quadros do vídeo.

Outras mudanças no Kooha 2.3.0 incluem:

  • Iniba a inatividade e efetue logout durante a gravação.
  • O progresso agora é mostrado ao liberar a gravação
  • Corrija falhas de áudio em gravações longas
  • Grave áudio em estéreo em vez de mono quando possível
  • As gravações não são mais excluídas quando a descarga é cancelada
  • Corrija o tamanho padrão da janela do seletor de área muito pequeno em monitores HiDPI

Para saber mais sobre essa versão do Kooha, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kooha

Para instalar a versão mais recente do Kooha nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gravador de tela Kooha no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.