Ksnip 1.8 lançado com novas ferramentas de manipulação e anotação

E foi lançado o Ksnip 1.8 com novas ferramentas de manipulação e anotação e muito mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ksnip é uma ferramenta de captura de tela Qt5 gratuita e de código aberto que roda no Linux (X11 e suporte experimental ao KDE e GNOME Wayland), Windows e macOS.

A ferramenta é bastante semelhante ao Shutter, uma ferramenta popular de captura de tela do Linux que não está mais nos repositórios da maioria das distribuições do Linux.

Após tirar uma captura de tela das janelas ativas, uma área retangular, a tela atual ou todas as telas, o Ksnip oferece ferramentas que permitem aos usuários anotar as capturas de tela. Você pode desenhar com uma caneta, adicionar setas, retângulos, texto, números e muito mais, com cores e tamanho configuráveis.

Opcionalmente, as capturas de tela podem ser carregadas no Imgur.

Agora, uma nova versão principal dessa ferramenta de captura de tela foi lançada, o Ksnip 1.8.

Novidades do Ksnip 1.8

Ksnip 1.8 lançado com novas ferramentas de manipulação e anotação
Ksnip 1.8 lançado com novas ferramentas de manipulação e anotação

Ksnip 1.8.0 e recebeu novas ferramentas de manipulação/anotação de imagem, a capacidade de fixar capturas de tela em uma janela sem moldura e muito mais.

Com esta última atualização do Ksnip, poderemos fazer capturas de tela de uma área retangular, tela inteira, tela atual e janela ativa, que incluem suporte para anotações.

Também oferece ferramentas como linha, retângulo, elipse, seta, caneta, marcador (retângulo, elipse, caneta), texto, texto de seta, números automáticos e adesivos, bem como a capacidade de dimensionar ou recortar a captura de tela após ter sido ocupado.

O Ksnip mais recente também tem um novo botão de efeitos de imagem adicionado, junto com 3 efeitos; sombra, tons de cinza e borda. Também nos permitirá visualizar o efeito escolhido em tempo real. Teremos apenas que escolher um deles e este será aplicado à captura.

Esta versão também oferece uma ferramenta de pixelização, que nos permitirá ocultar partes das imagens. A nova opção Pixelation compartilha um botão com a ferramenta Blur já existente nas versões anteriores.

Agora também é possível modificar o retângulo selecionado antes de fazer uma captura de tela. Para fazer isso, só teremos que manter pressionada a tecla Ctrl enquanto desenhamos o retângulo.

O Ksnip nos permitirá mudar o tamanho da área a ser capturada. Quando terminarmos de ajustar o retângulo, só teremos que pressionar a tecla Enter para fazer a captura de tela.

A última versão do ksnip contém, entre outros, os seguintes recursos:

  • Pode funcionar em Gnu / Linux (X11, Plasma Wayland, GNOME Wayland e xdg-desktop-portal Wayland), Windows e macOS.
  • Também nos permitirá fazer uma captura de tela de uma área retangular personalizada, que pode ser desenhada com o cursor do mouse. Também nos dará a opção de fazer uma captura da última área retangular selecionada, sem ter que selecioná-la novamente. O programa nos permitirá fazer uma captura de tela do monitor onde o cursor do mouse está atualmente. Além disso, o Ksnip 1.8 nos permitirá fazer outros tipos de screenshots.
  • Podemos definir um atraso para fazer uma captura personalizável, que estará disponível para todas as opções de captura disponíveis.
  • Com este programa também teremos a possibilidade de enviar screenshots diretamente para imgur.com em modo anônimo ou usuário.
  • Isso nos dará a opção de imprimir a captura de tela ou salvá-la em .PDF ou .PS.
  • Poderemos fazer anotações nas imagens com caneta, marcador, retângulos, elipses, textos e outras ferramentas.
  • menu de aplicativos
  • Esta versão nos dará a possibilidade de ocultar regiões da imagem com desfoque e pixelização.
  • Podemos adicionar efeitos à imagem (Sombra, Tons de Cinza ou Borda).
  • Também nos dará a possibilidade de adicionar marcas d’água às imagens capturadas.
  • Isso nos dará a possibilidade de abrir imagens existentes através de uma caixa de diálogo, arrastar e soltar ou colar da área de transferência.
  • Esta versão inclui muitas opções de configuração.

Para saber mais sobre essa versão do Ksnip, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ksnip

Para instalar a versão mais recente do Ksnip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a ferramenta de captura de tela Ksnip no Linux via AppImage
Como instalar o app de captura de tela Ksnip no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.