Latte Dock 0.10 lançado com suporte a múltiplos docks e painéis

E foi lançada a Latte Dock 0.10 suporte a múltiplos docks e painéis na mesma borda. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Parte dock, parte barra de tarefas, e parte espaço de widgets, a Latte Dock é tão simples ou tão complexa quanto o necessário. Latte Dock é uma incrível dock bastante popular por causa de sua versatilidade.

Latte Dock é uma criação conjunta dos desenvolvedores Now Dock e Candil Dock, psifidotos e @audoban, respectivamente, que colaboraram há alguns meses para criar esta barra de tarefas com excelente aparência e recursos e funcionalidades incríveis. e crescendo.

Esse resultado foi possível graças à inestimável ajuda gráfica do @varlesh, que deu ao projeto seu próprio design espetacular que cativou uma legião de usuários.

Latte Dock pode até ser ajustado para se assemelhar aos tradicionais painéis de Plasma. Mas ao contrário de outros aplicativos dock para KDE, Latte Dock não é um Plasmoid, mas uma substituição completa do painel.

O desenvolvimento da barra de tarefas definitiva continua, de acordo com muitos usuários da área de trabalho plasma da Comunidade KDE.

Já se passaram dois anos desde que o Latte Dock 0.9 foi lançado, e agora, finalmente a Latte Dock 0.10 está pronta.

Novidades do Latte Dock 0.10

Latte Dock 0.10 lançado com suporte a múltiplos docks e painéis
Latte Dock 0.10 lançado com suporte a múltiplos docks e painéis

Latte Dock como este popular dock de desktop para desktops KDE agora oferece suporte a múltiplos docks e painéis na mesma borda, docks flutuantes e suporte a painéis, novos modos de visibilidade, barras laterais sob demanda, várias melhorias de miniaplicativo, diálogos de layout aprimorados e muito mais.

Além disso, existem também muitas correções de bugs e outras melhorias – mais de dois mil commits desde a Latte Dock 0.9.

Como você pode imaginar, Latte Dock 0.10 é uma atualização massiva e apresenta novos recursos incríveis, como suporte para docas flutuantes e painéis que você pode mover para qualquer lugar na tela, suporte para várias docas e painéis na mesma borda da tela, bem como suporte para várias tarefas Latte no mesmo encaixe ou painel.

Esta versão também apresenta suporte para raio de fundo e tamanho de sombra, suporte para barras laterais sob demanda, dez modos de visibilidade diferentes, suporte para miniaplicativos centrados em Latte que podem usar o efeito parabólico e suporte para separadores de área de margens de plasma.

Além disso, o Latte Dock agora oferece a funcionalidade de mover, copiar e colar para docks e painéis, permite que os usuários especifiquem um esquema de cores personalizado para cada layout, suporta o uso de modelos para todas as funcionalidades de layout e suporta a exportação de layouts, bem como docks e painéis como modelos para uso público.

Além desses novos recursos incríveis, há muitas melhorias para todos os diálogos de layouts, alguns dos quais até foram redesenhados, para o alinhamento Justify ao posicionar miniaplicativos em painéis Latte e muito mais.

Muitas mudanças internas também estão presentes para fazer o Latte Dock funcionar melhor em outros ambientes de desktop do que o KDE Plasma, como GNOME e Xfce.

Além disso, o Latte Dock agora é capaz de informar a área de trabalho do KDE Plasma sobre painéis e geometrias de encaixes, bem como gerenciadores de janelas sobre a área visível dos encaixes.

Mais detalhes sobre a Latte Dock 0.10 estão no anúncio de lançamento.

Também é interessante assistir à apresentação em vídeo desta nova versão.

Como instalar ou atualizar

Já se passou mais de um ano e meio desde que o primeiro lançamento de desenvolvimento do Latte Dock 0.10 chegou às ruas e agora, depois de muito trabalho duro, a versão final está aqui e já está pousando nos repositórios de software estáveis ​​de alguns das mais populares distribuições GNU/Linux de lançamento contínuo (por exemplo, Arch Linux e KDE neon).

Como nas versões anteriores, você pode fazer o download da Latte Dock na KDE Store;

Se você não gosta de fazer isso e estiver executando o Arch Linux (ou o Manjaro), pode instalar o release mais recente do AUR.

Os usuários do OpenSUSE podem optar por usar um OBS mantido pelo desenvolvedor da Latte Dock.

Já os usuários do KDE Neon podem instalar ou atualizar para a versão mais recente da Latte Dock a partir do repositório “extras”.

No Ubuntu e derivados, você pode instalar essa dock usando o seguinte tutorial:

Como instalar a Latte Dock no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.