Laurent Pinchart falou sobre o amadurecimento da Libcamera

Durante a Embedded Linux Conference, o desenvolvedor Laurent Pinchart falou sobre o amadurecimento da Libcamera nos últimos três anos.

Libcamera é uma biblioteca de suporte de câmera complexa para Linux, Android e ChromeOS, e é descrita no site do projeto da seguinte forma:

“As câmeras são dispositivos complexos que precisam de operações pesadas de processamento de imagem de hardware. O controle do processamento é baseado em algoritmos avançados que devem ser executados em um processador programável. Isso tem sido tradicionalmente implementado em um MCU dedicado na câmera, mas em dispositivos incorporados, os algoritmos foram movidos para a CPU principal para economizar custos. Desfocar a fronteira entre os dispositivos de câmera e o Linux muitas vezes deixava o usuário sem outra opção a não ser uma solução de código fechado específica do fornecedor.”

“Para resolver esse problema, a comunidade de mídia do Linux está colaborando com a indústria para desenvolver uma pilha de câmeras que seja amigável ao código-fonte aberto, ao mesmo tempo que protege o IP central do fornecedor. A libcamera nasceu dessa colaboração e oferece suporte a câmeras modernas para sistemas baseados em Linux, incluindo distribuições tradicionais de Linux, ChromeOS e Android.”

A Libcamera como uma pilha de câmeras de código aberto que vem se formando nos últimos anos tem amadurecido muito bem, ampliando seu hardware e conjunto de recursos com suporte e mais preenchendo uma lacuna no ecossistema de câmeras do Linux.

O desenvolvedor de kernel do Linux de longa data, Laurent Pinchart, apresentou na Embedded Linux Conference sobre libcamera e como ela se desenvolveu nos últimos três anos, o estado atual e alguns dos trabalhos futuros para melhorar o suporte a câmeras Linux.

Laurent Pinchart falou sobre o amadurecimento da Libcamera

Laurent Pinchart falou sobre o amadurecimento da Libcamera
Laurent Pinchart falou sobre o amadurecimento da Libcamera

Algumas das novas plataformas de suporte para libcamera incluem chips MediaTek e NXP, bem como o smartphone Librem 5, e suporte para módulo IPA em torno do Intel IPU3.

Libcamera também tem visto trabalho em sua API de reprocessamento, novos controles e propriedades, vínculos Python estão sendo desenvolvidos, suporte nativo no navegador da web Chromium está disponível e avançando em direção a um congelamento de API para um lançamento libcamera 1.0.

Esta estrutura de câmera do espaço do usuário também está trabalhando com controles por fluxo, atraso zero do obturador, HDR de bracketing de exposição, dispositivos lógicos de câmera, módulos IPA de código aberto, processamento baseado em GPU com shaders e suporte a novos dispositivos.

O vídeo Embedded Linux Conference 2021 não está disponível no momento, mas há um conjunto de slides para os interessados ​​no tópico. Aqueles que desejam aprender mais sobre esta pilha de câmeras de código aberto em geral podem visitar libcamera.org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.