LibreOffice 7.0.5 lançado com mais de 100 correções de bugs

A The Document Foundation finalmente anunciou o lançamento do LibreOffice 7.0.5. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.

Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.

Anteriormente, o LibreOffice 7.0 foi lançado com muitos novos recursos e aprimoramentos, incluindo suporte para o formato OpenDocument (ODF) 1.3, melhor compatibilidade com formatos do MS Office como DOCX, XLSX e PPTX, escala HiDPI para Qt5/KDE5 e muito mais.

Em seguida, o primeiro point release chegou no mês passado com quase 80 correções de bugs, mas a equipe de desenvolvimento do LibreOffice não parou por aí, então eles continuaram caçando e eliminando bugs.

Agora, a TDF anunciou a disponibilidade geral do LibreOffice 7.0.5 como a quinta atualização de manutenção da última série do pacote de escritório LibreOffice 7.0.

Novidades do LibreOffice 7.0.5

LibreOffice 7.0.5 lançado com mais de 100 correções de bugs
LibreOffice 7.0.5 lançado com mais de 100 correções de bugs

O LibreOffice 7.0.5 surge cerca de três meses após a versão 7.0.4 e inclui mais de 100 correções de bugs em todos os componentes principais, que abordam falhas ou problemas importantes e melhoram a compatibilidade do documento com outros formatos populares.

Lançado em agosto de 2020, a série LibreOffice 7.0 ainda é compatível com atualizações de manutenção até 6 de junho de 2021.

Numerosas distribuições GNU/Linux estão enviando e mantendo o pacote de escritório LibreOffice 7.0 em seus repositórios, então a atualização para a versão atual 7.0.5 é obrigatória para todos os usuários.

A Document Foundation está atualmente mantendo duas ramificações de seu pacote de escritório de código aberto e multiplataforma, LibreOffice 7.0 e LibreOffice 7.1, o último com suporte até 30 de novembro de 2021.

O LibreOffice 7.1 é atualmente considerado adequado apenas para entusiastas de tecnologia e usuários avançados que procuram os recursos mais recentes em vez de estabilidade e confiabilidade.

Além disso, começando com o LibreOffice 7.1, The Document Foundation está oferecendo seu pacote de escritório como uma chamada “Community Edition” para usuários finais, enquanto empresas e outras organizações que desejam implantar o pacote de escritório gratuito e de código aberto em sua infraestrutura de computador precisam para optar por opções de suporte de longo prazo e assistência profissional disponíveis aqui.

Para o leitor experiente em tecnologia, os detalhes sobre os bugs corrigidos estão disponíveis aqui e aqui.

O próximo lançamento pontual será o LibreOffice 7.0.6, que deve ser lançado em meados de maio de 2021 como a última atualização de manutenção da série LibreOffice 7.0.

Como instalar ou atualizar o LibreOffice

Em breve, os usuários do Linux também poderão instalar a versão do LibreOffice 7.0.5 a partir dos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas.

Você pode baixar essa versão do LibreOffice agora mesmo no site oficial ou usar um dos tutoriais mais abaixo.

E para quem quer instalar ou atualizar o LibreOffice mais recente, basta usar um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux via FlatpakComo instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.