LightDM 1.32 lançado com correções e o fim do suporte ao Qt 4

E foi lançado o LightDM 1.32 com correções e o fim do suporte ao Qt 4. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.

Um gerenciador de exibição é um programa que fornece recursos gráficos de login para sua distribuição Linux. Ele gerencia logins de usuários e servidores de exibição gráfica e é usado para iniciar uma sessão do servidor X no mesmo ou em outro computador.

E o LightDM é um gerenciador de exibição popular que se caracteriza por sua capacidade de trabalhar com todos os ambientes de desktop. É um gerenciador de exibição leve para desktops, projetado para ser simples, rápido, seguro e flexível.

O LightDM pode usar vários front-ends chamados Greeters, uma GUI que solicita ao usuário credenciais para desenhar uma interface de usuário. Além disso, o LightDM suporta diferentes tecnologias de exibição, incluindo X11 e Wayland.

Agora, o projeto LightDM anunciou o lançamento do gerenciador de exibição LightDM 1.32 com uma série de correções.

Novidades do LightDM 1.32

LightDM 1.32 lançado com correções e o fim do suporte ao Qt 4
LightDM 1.32 lançado com correções e o fim do suporte ao Qt 4

A nova versão pode substituir arquivos de autoridade X (.Xauthority) existentes para evitar corrupção.

Esses arquivos são salvos no diretório inicial do usuário e são usados ​​para armazenar credenciais em cookies usados ​​pelo xauth para autenticação de sessão X.

Como você deve saber, a maioria dos ambientes de desktop oferece a capacidade de efetuar login automaticamente sem a necessidade de inserir um nome de usuário e senha. No entanto, se criarmos uma conta de serviço, especificamos que ela não tem shell associado a ela.

Para resolver isso, o LightDM 1.32 agora pode bloquear logins automáticos para qualquer conta cujo shell esteja definido como nolign ou false.

E agora chegamos a algo que foi esperado há muito tempo: a descontinuação do suporte ao Qt 4. Portanto, o LightDM não o suporta mais a partir da versão 1.32.

Dado que o Qt 4 foi lançado em 2005, com a atualização mais recente sendo o Qt 4.8.7 LTS em 2011, esta é uma decisão totalmente esperada pelos desenvolvedores do LightDM.

Além das alterações mencionadas acima, o LightDM 1.32 contém algumas correções de bugs menores, mas importantes. O bug com saudações enviando duas solicitações de login rapidamente foi corrigido.

Além disso, esta versão corrige problemas de falha de teste quando compilado com o parâmetro –with-greeter-user.

Por fim, o LightDM 1.32 agora inclui um método aprimorado para identificar se a sessão que está sendo usada é Wayland.

Essa melhoria é essencial, considerando que Wayland estava crescendo em uso global e é apresentado como o servidor de exibição padrão em muitas distribuições Linux.

Para saber mais sobre essa versão do LightDM, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o LightDM

O LightDM faz parte dos repositórios padrão da maioria das distribuições e pode ser instalado usando o gerenciador de software destas.

E se você já tem ele instalado na sua distro, apenas espere a nova versão chegar juntos com as atualizações do sistema e atualize.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock