Lighttpd 1.4.68 lançado com padrões TLS mais fortes, e muito mais

E foi lançado o Lighttpd 1.4.68 com padrões TLS mais fortes, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O lighttpd é um servidor web projetado para otimizar ambientes de alta performance, o que o torna o servidor web perfeito para todos os sistemas, pequenos e grandes. O lighttpd é lançado sob a licença BSD revisada de código aberto.

O lighttpd usa memória e CPU com eficiência e usa menos recursos do que outros servidores da web populares. Seu conjunto de recursos avançados (FastCGI, CGI, Auth, Output-Compression, URL-Rewrite e muito mais)

Agora, o Lighttpd 1.4.68 foi lançado na terça-feira como a versão mais recente desse servidor da Web leve e de código aberto de alto desempenho.

Novidades do Lighttpd 1.4.68

Lighttpd 1.4.68 lançado com padrões TLS mais fortes, e muito mais
Lighttpd 1.4.68 lançado com padrões TLS mais fortes, e muito mais

Este servidor da Web HTTP(S) otimizado para eficiência de CPU e memória sob a licença BSD revisada continuou apresentando mais melhorias com seu lançamento mais recente.

O Lighttpd 1.4.68 agora impõe padrões de TLS mais fortes prontos para uso, embora as cifras herdadas ainda possam ser configuradas. O padrão para os módulos TLS do Lighttpd agora é usar cifras mais fortes e modernas, a menos que especificado de outra forma.

Esta atualização do servidor da Web também removeu várias opções TLS obsoletas anteriormente.

Também notável com Lighttpd 1.4.68 está adicionando suporte KTLS sendfile nos módulos OpenSSL e GnuTLS quando disponível e habilitado.

Isso é semelhante ao que já está disponível em Nginx para fazer uso do kernel TLS com SSL_sendfile() para melhorar o desempenho e reduzir as operações de cópia entre o kernel e o espaço do usuário.

O Lighttpd não forneceu nenhum número de desempenho, mas no caso do Nginx, quando eles adicionaram suporte a kTLS sendfile, houve melhorias de desempenho de 13 a 28%. Fazer uso do TLS no kernel com SSL_sendfile() também levou à redução no uso da CPU.

O Lighttpd 1.4.68 também removeu os módulos obsoletos e corrigiu vários bugs com esta atualização leve do servidor da web.

Para saber mais sobre essa versão do Lighttpd, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Lighttpd

Para instalar a versão mais recente do Lighttpd nas principais distribuições Linux, na maioria dos sistemas, você pode isso porr meio do gerenciamento de pacotes.
Em sistemas baseados em Debian, por exemplo, você usa os comandos:
aptitude install lighttpd lighttpd-doc
ou
apt-get install lighttpd lighttpd-doc

Alguns módulos estão disponíveis apenas em pacotes extras (consulte o site do projeto)

Já em sistemas baseados no Fedora, use:
dnf install lighttpd lighttpd-mod_openssl

E no openSUSE/SuSE:
zypper install lighttpd

Enfim, procure e instale usando o sistema de gerenciamento de pacotes do seu sistema.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.