Linus Torvalds lançou o kernel 5.5 com melhorias no suporte a gráficos AMD e Intel, e muito mais. Confira os detalhes e veja como instalar essa versão do kernel.
A data de publicação do Linux 5.5 como estável foi adiada devido à inatividade típica registrada nas datas de Natal. No entanto, e após o aumento no número de correções na última semana, Linus Torvalds decidiu cumprir a data programada em vez de publicar outro release candidate que permitiria que o software fosse polido.
Portanto, do nada, parece que o líder por trás do kernel decidiu pegar a próxima versão do kernel e publicá-la como estável. Então, sim, Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do Linux 5.5, a nova versão do kernel.
Novidades do Kernel 5.5
Das inúmeras mudanças e novidades que existem, normalmente, se considerarmos que estamos falando de um software com mais de 20 milhões de linhas de código, podemos destacar o suporte para Raspberry Pi 4 (destacando o SoC Broadcom BCM2711 SoC), o suporte de overclocking introduzido na AMDGPU para gráficos AMD Navi, suporte HDCP na AMDGPU, avanços para terminar de incluir o suporte para placas gráficos Gen12 da Intel, a capacidade de ativar a paginação nível 5 por padrão, um driver de temperatura para drives NVMe, suporte a Wake-On-Voice para o Google Chromebooks, o Btrfs RAID agora permite que três e quatro modos de cópia para RAID1 replicam dados para mais drives, criptografia do sistema de arquivos nativos EXT4 com FSCRYPT agora trabalha com blocos menores e um driver ACPI foi adicionado para notebooks System76 com Coreboot.
O kernel Linux é um software que abrange muito e muitos terrenos, por isso para usuários finais podemos destacar, mais uma vez, a melhoria do suporte para gráficos AMD através da AMDGPU, o driver livre e oficial da marca Sunnyvale.
Longe de ser um brinde ao sol, é algo que demostrado de maneira real a través da execução de jogos exigentes com Steam Play.
Por outro lado, o Gen12 será a primeira arquitetura a ser usada pelos gráficos dedicados da Intel, que por enquanto, podem ser vistos como uma esperança de ter outra alternativa válida e ajustada por padrões em comparação com o suporte oferecido pela NVIDIA.
Em relação aos usuários finais, geralmente não é crítico (e pode não ser aconselhável) instalar a versão mais recente do kernel, a menos que haja um problema com o hardware. Quem quiser conhecer todos os detalhes do Linux 5.5 de uma maneira “mastigada”, pode visitar a página correspondente no Kernel Newbies.
Como instalar ou atualizar o Kernel 5.5
Como de costume, você pode fazer o download do kernel a partir do site kernel.org ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 404