Linux 5.5 lançado com melhorias no suporte a gráficos AMD e Intel, e mais

Linus Torvalds lançou o kernel 5.5 com melhorias no suporte a gráficos AMD e Intel, e muito mais. Confira os detalhes e veja como instalar essa versão do kernel.

A data de publicação do Linux 5.5 como estável foi adiada devido à inatividade típica registrada nas datas de Natal. No entanto, e após o aumento no número de correções na última semana, Linus Torvalds decidiu cumprir a data programada em vez de publicar outro release candidate que permitiria que o software fosse polido.

Linux 5.5 lançado com melhorias no suporte a gráficos AMD e Intel, e mais
Linux 5.5 lançado com melhorias no suporte a gráficos AMD e Intel, e mais

Portanto, do nada, parece que o líder por trás do kernel decidiu pegar a próxima versão do kernel e publicá-la como estável. Então, sim, Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do Linux 5.5, a nova versão do kernel.

Novidades do Kernel 5.5

Das inúmeras mudanças e novidades que existem, normalmente, se considerarmos que estamos falando de um software com mais de 20 milhões de linhas de código, podemos destacar o suporte para Raspberry Pi 4 (destacando o SoC Broadcom BCM2711 SoC), o suporte de overclocking introduzido na AMDGPU para gráficos AMD Navi, suporte HDCP na AMDGPU, avanços para terminar de incluir o suporte para placas gráficos Gen12 da Intel, a capacidade de ativar a paginação nível 5 por padrão, um driver de temperatura para drives NVMe, suporte a Wake-On-Voice para o Google Chromebooks, o Btrfs RAID agora permite que três e quatro modos de cópia para RAID1 replicam dados para mais drives, criptografia do sistema de arquivos nativos EXT4 com FSCRYPT agora trabalha com blocos menores e um driver ACPI foi adicionado para notebooks System76 com Coreboot.

O kernel Linux é um software que abrange muito e muitos terrenos, por isso para usuários finais podemos destacar, mais uma vez, a melhoria do suporte para gráficos AMD através da AMDGPU, o driver livre e oficial da marca Sunnyvale.

Longe de ser um brinde ao sol, é algo que demostrado de maneira real a través da execução de jogos exigentes com Steam Play.

Por outro lado, o Gen12 será a primeira arquitetura a ser usada pelos gráficos dedicados da Intel, que por enquanto, podem ser vistos como uma esperança de ter outra alternativa válida e ajustada por padrões em comparação com o suporte oferecido pela NVIDIA.

Em relação aos usuários finais, geralmente não é crítico (e pode não ser aconselhável) instalar a versão mais recente do kernel, a menos que haja um problema com o hardware. Quem quiser conhecer todos os detalhes do Linux 5.5 de uma maneira “mastigada”, pode visitar a página correspondente no Kernel Newbies.

Como instalar ou atualizar o Kernel 5.5

Como de costume, você pode fazer o download do kernel a partir do site kernel.org ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock