Linux Foundation publicou três cursos sobre desenvolvimento aberto

E a Linux Foundation publicou três cursos sobre desenvolvimento aberto na plataforma edX. Conheça cada um deles e o que oferecem.

edX é uma plataforma MOOC criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Universidade de Harvard que roda em sua própria tecnologia de plataforma, que é publicada como código aberto no GitHub.

Essa plataforma possui relacionamento próximo com a The Linux Foundation e se destaca por disponibilizar cursos relacionados às tecnologias Open Source.

E, agora, a Linux Foundation publicou três novos cursos na plataforma edX com os quais seus certificados correspondentes podem ser obtidos.

Linux Foundation publicou três cursos sobre desenvolvimento aberto

Linux Foundation publicou três cursos sobre desenvolvimento aberto
Linux Foundation publicou três cursos sobre desenvolvimento aberto

Os novos cursos publicados pela The Linux Foundation no edX são:

Todos são inicialmente gratuitos e podem ser obtidos em conjunto através de um pacote chamado Open Source Software Development, Linux e Git, embora seja essencial ter um conhecimento mínimo de inglês.

Sobre o curso Open Source Software Development: Linux for Developers, sua descrição diz que “ele guiará os desenvolvedores a entender as ‘regras da estrada’ e criar software de código aberto, seja como iniciante ou como alguém com experiência principalmente em criar e trabalhar com código proprietário”.

Alguns dos pontos mais importantes são separar o kernel do sistema operacional e fazer contribuições. “Ele cobre a interface gráfica do sistema, bem como o trabalho na linha de comando, e continua a discutir sistemas de arquivos, principais componentes do sistema, contas de usuário e muito mais, para ajudá-lo a se orientar totalmente para trabalhar em um sistema Linux”.

Quanto aos pré-requisitos é ter alguma experiência em desenvolvimento de software e com linha de comando, além de utilizar um sistema Linux recente, seja na máquina física ou através de uma máquina virtual.

Já o curso Linux Tools for Software Development oferece treinamento sobre as ferramentas que o desenvolvedor pode precisar para desenvolver a partir do Linux. “Ele começa apresentando as muitas ferramentas essenciais de linha de comando que são usadas diariamente no desenvolvimento de software. Em seguida, ele se concentra em scripts bash, explicando como criar scripts e como executar tarefas muito complicadas de maneira automatizada”.

“O curso discute arquivos e sistemas de arquivos e se concentra na compilação de programas no Linux, usando GCC e outros compiladores e usando bibliotecas de diferentes tipos. Este curso também abrange o empacotamento de software Linux e muito mais.”

No Git for Distributed Software Development, o aluno aprenderá a instalar o Git e usá-lo, por isso é mais voltado para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento do conhecido software de controle de versão criado por Linus Torvalds e publicado sob a licença GPLv2.

Mais especificamente, “o curso ensinará como encontrar erros em seu trabalho e no trabalho de outras pessoas, e como voltar a uma cópia de trabalho para identificar rapidamente a alteração que causou o erro. Você também se familiarizará com alguns procedimentos essenciais do Git, como clonagem, bifurcação, fazer commits, obter diffs, mesclar e rebase. O curso cobrirá fluxos de trabalho complicados para que você entenda como lidar com eles quando surgirem problemas”.

Os três cursos terão início hoje, dia 25 de janeiro de 2022. Depois serão arquivados na plataforma edX, onde deverão continuar disponíveis e diferidos, mas com algumas limitações como a impossibilidade de obtenção do certificado, portanto, se estiver interessado, apresse-se.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.