SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados

Conheça SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados. Confira os detalhes dessa rede baseada no anonimato.

Ao contrário de qualquer outro aplicativo ou rede, o chat SimpleX oferece total privacidade de metadados e proteção contra ataques man-in-the-middle.

SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados

SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados
SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados

SimpleX é uma rede cliente-servidor descentralizada de código aberto que usa nós descartáveis ​​para passar as mensagens de forma assíncrona, fornecendo anonimato do receptor e do remetente.

Os aplicativos de mensagens facilitam a comunicação e a conexão com pessoas de todo o mundo.

No entanto, com novas maneiras de se comunicar e se conectar por meio da tecnologia, também existem novas maneiras de violar sua privacidade e segurança.

SimpleX é uma das plataformas de bate-papo e aplicativos mais privadas e seguras que você pode encontrar por aí.

A principal diferença do SimpleX Chat é que ele não usa nenhuma forma de identidade para o roteamento de mensagens, sendo necessário estabelecer uma conexão inicial seja fora de banda ou através de alguns pontos de contato que não participam do roteamento de mensagens, então a única maneira de construir conexões da rede SimpleX é observando os tempos dos pacotes IP.

Além disso, o SimpleX usa duas camadas de criptografia E2E (dupla catraca para conexões duplex): uma oferece sigilo direto, com o qual o bate-papo ainda oferece proteção mesmo que as credenciais de longo prazo sejam conhecidas, uma segunda destina-se a proteger o metadados.

O SimpleX Chat usa um protocolo SimpleX Messaging Protocol (SMP) para enviar mensagens em uma direção para um destinatário. Ao contrário das redes P2P, todas as mensagens passam por um ou vários servidores, que nem precisam ter persistência.

As filas de mensagens assíncronas são usadas aqui, que só podem transmitir os dados em uma direção – também chamada de simplex na tecnologia de comunicação. Isso combina as vantagens e evita as desvantagens das redes federadas e P2P.

Portanto, diferentemente das redes federadas, os nós de servidores participantes não possuem registros dos usuários, não se comunicam entre si, não armazenam mensagens após serem entregues aos destinatários e não há como descobrir a lista completa de servidores participantes.

Vantagens do Bate-papo SimpleX

Sem identidades globais de usuários – sem números de telefone, e-mails, nomes de usuários, identificadores exclusivos. Ou seja, nada que permitisse aos servidores da rede agregar as comunicações dos usuários e ter visibilidade de seus contatos.

Topologia de rede cliente-servidor descentralizada e protocolo de roteamento de mensagens com preservação de privacidade.

A rede SimpleX tem um design semelhante às redes P2P, mas ao contrário da maioria das redes P2P, consiste em clientes e servidores sem depender de nenhum componente centralizado.

Nenhuma dependência de DNS para a rede principal. Provavelmente o DNS será usado no futuro para endereços públicos opcionais, mas o roteamento de mensagens não dependerá de endereços de usuários baseados em DNS.

Para informações mais detalhadas, você pode consultar o site do projeto ou visitar a página do projeto no GitHub.

Como usar o bate-papo SimpleX

A versão 1.0.1 atual é estável, robusta e pode ser usada a partir da linha de comando em todas as principais plataformas de desktop. Além disso, você pode implantar seu próprio servidor ou usar os servidores de mensagens SimpleX (eles são pré-configurados no cliente de terminal).

SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados
SimpleX, a rede de bate-papo que preserva a privacidade de metadados

O cliente de bate-papo do terminal suporta grupos de bate-papo e envio de arquivos. Ele está disponível no repositório de bate-papo SimpleX – você pode construí-lo a partir da fonte ou baixar o binário para Linux, Windows ou Mac da versão mais recente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.