LMDE 6 se chamará Faye e o Mint 21.3 chegará no Natal de 2023

Segundo o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, o LMDE 6 se chamará Faye e o Mint 21.3 chegará no Natal de 2023.

O LMDE é um projeto do Linux Mint e significa “Linux Mint Debian Edition”. Seu principal objetivo é que a equipe do Linux Mint veja quão viável seria nessa distribuição e quanto trabalho seria necessário se o Ubuntu desaparecesse.

Recentemente, o projeto Linux Mint revelou alguns detalhes iniciais sobre o próximo grande lançamento da distribuição Linux Mint baseada no Ubuntu, bem como o altamente antecipado lançamento LMDE 6 (Linux Mint Debian Edition) baseado no Debian.

LMDE 6 se chamará Faye e o Mint 21.3 chegará no Natal de 2023

LMDE 6 se chamará Faye e o Mint 21.3 chegará no Natal de 2023
LMDE 6 se chamará Faye e o Mint 21.3 chegará no Natal de 2023

Muitos de vocês nos perguntaram se sabemos alguma coisa sobre o LMDE 6, a resposta vem hoje do líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, que o trabalho começou no Linux Mint Debian Edition 6, que terá o codinome “Faye” e esperamos que seja baseado no versão mais recente do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

Infelizmente, ainda não há ETA para a versão final do LMDE 6, mas tenha certeza de que você será o primeiro a saber quando a versão beta estará disponível para teste público se estiver ansioso para instalá-la em seu computador pessoal.

Uma coisa é certa, o LMDE 6 incluirá todos os novos recursos e alterações introduzidas no Linux Mint 21.2 “Victoria”, mas com uma base Debian em vez de uma base Ubuntu.

Isso significa que, se o LMDE 6 for baseado no Debian Bookworm, ele será fornecido com a série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo.

Enquanto trabalham no LMDE 6, os desenvolvedores do Linux Mint também planejam lançar um EDGE ISO para o Linux Mint 21.2, que será alimentado pelo kernel Linux 6.2 mais recente, em vez do kernel Linux 5.15 LTS da Victoria.

Como você pode imaginar, a nova pilha do kernel tornará as instalações em hardware mais recentes mais suaves.

Também hoje, Clement Lefebvre revelou o fato de que o próximo grande lançamento da série Linux Mint 21, Linux Mint 21.3, está planejado para o Natal de 2023.

Sem surpresas aqui, mas o que é interessante é o fato de que a equipe promete alguns novos recursos interessantes, aprimorados Suporte Secure Boot e, esperançosamente, suporte inicial a Wayland.

“Também queremos gastar tempo estudando os prós e contras do Wayland e avaliar o trabalho necessário em sua possível adoção”, disse Clement Lefebvre no boletim mensal.

Por fim, embora o Linux Mint 21.3 ainda seja baseado no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), os desenvolvedores do Linux Mint já estão de olho nas principais mudanças que virão para o próximo lançamento do Ubuntu LTS em abril de 2024, Ubuntu 24.04 LTS, especialmente o relacionado ao Snap mudanças e prometem oferecer aos usuários do Linux Mint a mesma experiência Snap-free em versões futuras.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.