MediaTek anunciou o novo SoC Dimensity 9000+

E a MediaTek anunciou o novo SoC Dimensity 9000+, com algumas melhorias em relação ao Dimensity 9000, lançado em fevereiro deste ano.

A MediaTek sempre esteve na sombra da Qualcomm quando se trata de smartphones emblemáticos. No entanto, a empresa vem enfrentando a fabricante de chips Snapdragon no segmento premium com sua série Dimensity de SoCs.

Agora, a MediaTek acaba de anunciar seu novo SoC principal Dimensity 9000+, e ele tem algumas melhorias em relação ao Dimensity 9000, lançado em fevereiro deste ano.

MediaTek anunciou o novo SoC Dimensity 9000+

MediaTek anunciou o novo SoC Dimensity 9000+
MediaTek anunciou o novo SoC Dimensity 9000+

A MediaTek vem ganhando terreno na Qualcomm ao longo dos anos, mas se resignou aos mercados de smartphones Android de gama média e econômica.

A empresa conseguiu vender mais chips que a Qualcomm no quarto trimestre de 2021 graças a esses mercados, mas isso não impede a MediaTek de mirar no mercado premium.

O MediaTek Dimensity 9000 SoC foi a resposta da empresa ao chipset Snapdragon 8 Gen 1 lançado pela Qualcomm. É capaz de ir de igual para igual com o chip Snapdragon e acompanhá-lo, e isso é algo que todos gostamos de ver na MediaTek.

Agora, a empresa acaba de lançar uma nova variante “+” do chip com algumas melhorias.

Para começar, o Dimensity 9000+ é construído em um processo de 4 nm.

Ele usa um núcleo ultra-Cortex-X2 com clock de 3,2 GHz (no Dimensity 9000, com clock de 3,05 GHz). Acompanhando isso estão três núcleos super Cortex-A710 e quatro núcleos Cortex-A510 de eficiência. Isso abrange tanto o trabalho pesado quanto o material leve.

Esta configuração de chip deve fornecer um aumento de 5% no desempenho da CPU. Isso não é um salto gigantesco, mas ainda é bem-vindo ver ganhos com um lançamento no meio do ciclo. A primeira geração foi lançada há apenas quatro meses.

No lado da GPU, o MediaTek Dimensity 9000+ usa a GPU ARM Mali G710 MC10. Com esta GPU integrada, estamos olhando para um aumento de 10% no desempenho da GPU, o que é um salto respeitável.

Grande parte do desempenho de uma câmera tem a ver com o processador. O Dimensity 9000+ usa o processador de imagem MediaTek Imagiq 790. Ele pode suportar até 320MP e gravação de vídeo HDR de 18 bits com câmera tripla simultânea.

É improvável que veremos uma câmera de 320MP em breve, mas isso ainda é muito poderoso. O ISP de 9Gpixel/s suporta 4K com HDR e redução de ruído. Também ajuda com fotografia com pouca luz.

O Modem 5G 3GPP Release-16 ajuda a melhorar a recepção 5G. SoCs vêm com o modem embutido, então a qualidade do chip também afeta a qualidade da recepção do sinal.

Quando se trata de qualidade de exibição, o MediaTek MiraVision 790 WQHD+ exibe (2960 x 1440) a 144Hz. Embora isso seja impressionante, ele também suporta telas FHD+ de até 180Hz.

Há mais melhorias em relação ao Dimensity 9000 que farão deste chip um verdadeiro concorrente dos mais recentes chips Snapdragon. Devemos, esperançosamente, ver alguns telefones serem lançados com este chipset em um futuro próximo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.