MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe

Conheça o MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe, que deve chegar em dispositivos a partir do início do próximo ano.

A fabricante de chips taiwanesa MediaTek envia mais processadores para smartphones do que qualquer outra empresa, com mais de 40% de participação de mercado no segundo trimestre de 2021.

Mas, na maior parte, os processadores da MediaTek foram direcionados para telefones econômicos, de médio porte e “premium”… mas não para carros-chefe.

A empresa tem um plano para mudar isso e começa com o novo processador MediaTek Dimensity 9000, que deve chegar em dispositivos a partir do início do próximo ano.

MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe

MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe
MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe

O Dimensity 9000 não é apenas o processador móvel mais poderoso da MediaTek até hoje. É também o primeiro de qualquer fabricante de chips a apresentar uma gama de novas tecnologias, incluindo:

  • Núcleos de CPU ARMv9
  • Gráficos ARM Mali-G710
  • Suporte para memória LPDDR5X

É também o primeiro chip a ser fabricado usando o processo 4nm da TSCM. MediaTek diz que traz uma redução de 6% na área da matriz em comparação com o processo de fabricação de 5 nm da TSCM com desempenho aprimorado e eficiência de energia.

MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe
MediaTek Dimensity 9000, um verdadeiro processador de primeira classe

O Dimensity 9000 é um processador octa-core que apresenta:

  • 1 x núcleo de CPU Cortex-X2 @ 3,05 GHz
  • 3 núcleos de CPU Cortex-A710 @ 2,85 GHz
  • 4 núcleos de CPU Cortex-A510 @ 1,8 GHz

Quando a ARM apresentou esses novos designs no início deste ano, a empresa prometeu um aumento de 35% no desempenho da CPU, até 3 vezes o desempenho do AI e maior eficiência.

Embora seja provável que a maioria dos fabricantes de chips que licenciam designs ARM aproveitem essas atualizações em breve, a MediaTek é a primeira a anunciar um chip com o design atualizado.

O Dimensity 9000 também possui gráficos de 850 MHz Mali-G710 de 10 núcleos (para um desempenho até 35% melhor e uma melhoria de 60% na eficiência de energia) e um novo motor neural MediaTek de 5ª geração que, segundo a empresa, traz melhorias 4X em ambos desempenho e eficiência.

Um novo ISP triplo Imagiq790 de 18 bits oferece suporte para uma câmera única de até 320 MP ou três câmeras de 32 MP. Os recursos de vídeo incluem suporte para gravação de vídeo de 8K a 30 quadros por segundo ou vídeo de 4K a 120 fps, enquanto o chip pode decodificar vídeo em resoluções de até 8K/60fps.

O chip deve ser compatível com dispositivos com monitores FHD + com taxas de atualização de até 180 Hz ou monitores WQHD + com até 144 Hz.

Os dispositivos com o processador Dimensity 9000 suportam memórias LPDDR5 de 3200 MHz ou LPDDR5X de 3750 MHz, e o chip também oferece suporte a redes 5G NR Sub-6GHz, bem como 4G LTE.

Sem o suporte do mmWave, porém, o chip pode ter apelo limitado nos Estados Unidos, onde a tecnologia ainda é rara, mas considerada um ponto de venda para redes como a Verizon.

Outros recursos sem fio incluem suporte para WiFi 6E e Bluetooth 5.3.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.