O projeto Mesa informou que lançou o Mesa 20.1.2 com alterações nos drivers Radeon Vulkan e OpenGL. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Embora o Mesa 20.2 seja a empolgante versão de desenvolvimento que está sendo lançada no próximo trimestre, aqueles da série Mesa 20.1 atual agora têm o segundo point release disponível.
Novidades do Mesa 20.1.2
O Mesa 20.1.2 está disponível com duas semanas de correções para esta série estável. Desta vez, as alterações nos drivers Radeon Vulkan (RADV) e OpenGL (RadeonSI) constituem a maioria das alterações.
Agora, o RADV lida melhor com falhas MMAP, correções da biblioteca addrlib, retrotransporte da solução alternativa do jogo Path of Exile com radv_no_dynamic_bounds, uma correção para ACO e outras correções RADV.
Espremer no Mesa 20.1.2 também está corrigindo falhas de asserção de alocação de registros para Freedreno e outras correções geralmente gerais, de natureza menor.
A lista completa das correções dessa versão pode ser encontrada no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Mesa 20.1.2
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu
- Como instalar o NGC Gui Test Launch no Linux via Snap
- Como instalar o cliente DynamoDB GUI no Linux via Snap
- KDE Linux, um Linux imutável com base em Btrfs, Flatpak e Snap
- Como instalar o editor de código Atom no Linux via snap