Mesa 22.1 lançado com muitas melhorias Vulkan, Kopper, e muito mais

O projeto Mesa informou que lançou mais uma atualização de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 22.1. Confira os detalhes desse release.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, o Mesa 22.1 foi lançado como a mais nova atualização trimestral de recursos da pilha de drivers gráficos OpenGL/Vulkan de código aberto que também suporta aceleração de vídeo e outros recursos de GPU no desktop Linux.

Novidades do Mesa 22.1

Mesa 22.1 lançado com muitas melhorias Vulkan, Kopper, e muito mais
Mesa 22.1 lançado com muitas melhorias Vulkan, Kopper, e muito mais

O Mesa 22.1 é uma atualização empolgante com muito trabalho, como de costume, nos lados da Intel Graphics e AMD Radeon – tanto para OpenGL quanto Vulkan, desde o novo suporte de hardware até novas extensões e outras melhorias.

Fora das mudanças usuais da Intel e AMD, o Mesa 22.1 tem muito trabalho no Zink, incluindo o novo componente Kopper sendo adicionado para enriquecer o OpenGL implementado em cima do Vulkan, a Imagination fundiu seu driver PowerVR Rogue Vulkan enquanto o driver do kernel ainda não foi upstream, o suporte Intel DG2/Alchemist parece estar estável agora, e muito trabalho nos drivers menores.

Os destaques do Mesa 22.1 incluem:

  • Seleção primitiva de raios para ajudar a melhorar o suporte ao rastreamento de raios RADV. O suporte RADV RT também está mais avançado para o suporte Doom Eternal e KHR_ray_query.
  • Suporte AMD GFX1036/GFX1037.
  • RADV adicionou suporte a Dynamic VRS para sombreamento de taxa variável em um esforço para melhorar a economia de energia no Steam Deck com esta mudança liderada pela Valve.
  • O driver Vulkan da GPU Imagination PowerVR Rogue foi mesclado em sua forma inicial. O driver do kernel Imagination DRM/KMS ainda está sendo abordado, assim como outros recursos do driver Imagination Vulkan. É bom ver isso finalmente acontecer, embora triste por não ter acontecido há muitos anos.
  • O suporte Intel Arctic Sound M foi adicionado — seguindo os mesmos caminhos de código de driver DG2/Alchemist para esta próxima parte do servidor. O suporte DG2/Alchemist para Mesa 22.1 também parece estar em boa forma para as próximas placas gráficas discretas Arc Graphics.
  • A implementação do driver Vulkan do software Lavapipe agora tem suporte ao Vulkan 1.3 e uma série de novas extensões suportadas, como a recente EXT_graphics_pipeline_library e outras.
  • Muitas correções de bugs para a implementação do driver Zink OpenGL-on-Vulkan e o maior marco deste ciclo foi a fusão do Kopper.
  • Muitas novas extensões para Radeon RADV e Intel ANV Vulkan, bem como drivers menores como V3DV, Turnip, Venus e outros.
  • O caminho do Direct3D 12 para uso pelo Windows/WSL2 agora tem suporte para a funcionalidade OpenGL 4.2, acima do OpenGL 3.3 anteriormente.
  • Dozen “dzn” foi mesclado para Vulkan implementado no Direct3D 12 para uso pelo Windows/WSL.
  • A Intel introduziu um pequeno compilador OpenCL que será usado como parte de sua implementação de rastreamento de raio.
  • O driver Raspberry Pi V3D OpenGL finalmente possui um cache de shader no disco.
  • Suporte para conversão de formato de codificador (EFC) para GPUs Radeon com IP VCN 2.0.
  • O PanVK viu progresso no suporte ao sombreador de computação.
  • Vênus VirtIO-GPU Vulkan adicionou código para suportar ANGLE.
  • O driver Nouveau de código aberto para GPUs GeForce 6/7/8 antigas passou a usar NIR por padrão para melhorar sua pilha de compilação de shaders por meio do caminho de código NIR para TGSI para aqueles que ainda usam essas GPUs NVIDIA muito antigas.
  • Suporte aprimorado ao perfil de compatibilidade OpenGL para o driver Intel Crocus.

O Mesa 22.1 é uma atualização bastante saudável para essa pilha 3D de espaço de usuário de código aberto, enquanto o Mesa 22.2 já está em desenvolvimento para lançamento no próximo trimestre.

A lista completa de patches do Mesa 22.1 pode ser encontrada no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.