Mesa 23.2 lançado com suporte OpenGL 3.1 e ES 3.0 no Asahi

O projeto Mesa informou que lançou mais uma atualização de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 23.2. Confira os detalhes desse release.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, o Mesa 23.2 foi lançado como a mais nova atualização de recursos da pilha de drivers gráficos OpenGL/Vulkan de código aberto que também suporta aceleração de vídeo e outros recursos de GPU no desktop Linux.

Novidades do Mesa 23.2

Mesa 23.2 lançado com suporte OpenGL 3.1 e ES 3.0 no Asahi
Mesa 23.2 lançado com suporte OpenGL 3.1 e ES 3.0 no Asahi

A pilha de gráficos de código aberto Mesa 23.2 agora está disponível para download como o segundo maior lançamento da série Mesa 23, trazendo novos recursos para o driver RADV Vulkan para GPUs AMD, jogos Linux aprimorados e novos recursos Asahi.

Como acontece com todos os novos lançamentos principais do Mesa, a versão 23.2.0 é considerada um novo “lançamento de desenvolvimento”, o que significa que se você está preocupado com a estabilidade e confiabilidade do seu sistema GNU/Linux, você deve ficar com uma versão anterior do Mesa 23.1 ou aguarde o primeiro lançamento pontual, Mesa 23.2.1.

Os destaques do Mesa 23.2 incluem OpenGL 3.1 e OpenGL ES 3.0 em Asahi, suporte para a nova extensão Vulkan no driver Radeon Vulkan (RADV), incluindo VK_EXT_attachment_feedback_loop_dynamic_state, VK_EXT_dynamic_rendering_unused_attachments, VK_KHR_fragment_shader_barycentric, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK _EXT_depth_bias_control, VK_EXT_fragment_shader_interlock e VK_EXT_pipeline_robustness, bem como suporte para extendedDynamicState3SampleLocationsEnable .

Como esperado, o Mesa 23.2 traz melhorias para vários videogames, incluindo Rise of the Tomb Raider em GPUs RDNA 3, Blasphemous, Overwatch 2, Borderlands 2, The Long Dark em R600/R700, Elden Ring, Metro Last Light Redux, Trackmania 2020, Wolfenstein II: The New Colossus e Heroes of Might and Magic 5.

Também foram melhorados neste lançamento Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, Assassin’s Creed Valhalla, Battlefield 1-5 em RX 7900 XTX, Minecraft, Rogue Legacy 2, Penumbra: Overture, Star Wars Jedi: Fallen Order, Deep Rock Galactic, Resident Evil 4 Chainsaw Demo e videogames Gotham Knights.

Além disso, também traz melhorias para jogos DirectX em Intel HD Graphics 4000 (IVB GT2), o software de benchmarking Unigine Heaven em Navi 21, suporte para codificação/decodificação para vídeos H.264 de 10 bits em RadeonSI, o jogo Godot Engine engine no RadeonSI, o mecanismo de jogo Unreal Engine 5.2 no RADV, bem como o navegador Mozilla Firefox no Freedreno e AMD RX 6600 no Fedora Linux 37.

A lista completa de patches do Mesa 23 pode ser encontrada no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.