Microsoft lançou o .NET 5 com a intenção de unificar a plataforma

A Microsoft lançou o .NET 5 com a intenção de unificar a plataforma, uma meta ambiciosa e difícil de completar diante das diferenças existentes.

O .NET Framework é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações.

Agora, a Microsoft anunciou a publicação do .NET 5, a versão mais recente de sua conhecida estrutura de desenvolvimento de software que, ao longo do tempo, abrangeu muito mais do que o sistema operacional Windows.

Novidades do .NET 5

Microsoft lançou o .NET 5 com a intenção de unificar a plataforma
Microsoft lançou o .NET 5 com a intenção de unificar a plataforma

No blog do desenvolvedor da Microsoft, somos atualizados, mais uma vez, das mudanças e novidades introduzidas, que geralmente são bastante em cada versão principal.

Aprofundando os detalhes, no .NET 5 encontramos melhorias em várias frentes, como no desempenho de vários componentes do framework, nas linguagens C# 9 e F# 5, no desempenho de algumas bibliotecas para serialização JSON e nas opções implementação ou implantação, além de ter ampliado o foco para Windows for ARM64 e WebAssembly.

Aparentemente, a Microsoft está tentando oferecer com .NET uma plataforma mais homogênea para os diferentes sistemas suportados:

“O NET 5.0 tem uma matriz de suporte de plataforma quase idêntica ao .NET Core 3.1 para Windows, macOS e Linux. Se você estiver usando o .NET Core 3.1 em um sistema operacional compatível, poderá adotar o .NET 5.0 na mesma versão do sistema operacional Na maior parte. A adição mais importante ao .NET 5.0 é o Windows ARM64. O valor para você é que você poderá usar um único conjunto de APIs, linguagens e ferramentas para atingir um amplo conjunto de tipos de aplicativos, incluindo dispositivos móveis, em a nuvem, desktop e IoT. “

A gigante de Redmond começou a construir o .NET 5 “para permitir que um grupo muito maior de desenvolvedores migre seus códigos e aplicativos do .NET Framework para o .NET 5.0. Também fizemos muito do trabalho inicial no 5.0 para que os desenvolvedores do Xamarin possam usar a plataforma .NET unificada quando lançarmos o .NET 6.0.”

Isso sugere que o processo de integração do Mono ao .NET possivelmente começou, já que a Xamarin, empresa responsável pelo Mono e sua implementação comercial Xamarin, pertence à Microsoft.

O .NET 5 cobre não apenas coisas no nível do servidor, mas também componentes exclusivos do Windows, como o Windows Forms.

No que diz respeito ao Linux, que é o que nos interessa neste site, foi incorporado o suporte multiplataforma para ‘System.DirectoryServices.Protocols’, que já existia no Windows, mas não no Linux e macOS.

“‘System.DirectoryServices.Protocols’ é uma API de nível inferior que ‘System.DirectoryServices’ e ativa (ou pode ser usado para ativar) mais cenários. ‘System.DirectoryServices’ inclui conceitos/implementações apenas para Windows, por isso não foi uma escolha óbvia torná-lo multiplataforma. Ambos os conjuntos de APIs permitem que você controle e interaja com um servidor de serviços de diretório, como LDAP ou Active Directory.”

Quem quiser conhecer todos os detalhes do .NET 5 pode consultá-los no anúncio oficial.

Como instalar ou atualizar o yyy

A implementação para Linux, que é .NET Core, pode ser obtida na página da Web correspondente para obter as instruções de instalação. Também existe uma versão no formato de contêiner Docker.

Para instalar a versão mais recente do yyy nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Microsoft .NET Core SDK no Linux via Snap
Como instalar o Microsoft .NET Core SDK no Linux
Como instalar o framework .NET Core no Debian 10

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.