MX Linux 21 KDE beta 1 lançado com o ambiente KDE Plasma 5.20

A equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 21 KDE beta 1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.

Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.

Agora, os desenvolvedores do MX Linux anunciaram a disponibilidade geral da edição do MX Linux 21 KDE para testes beta públicos como a próxima distribuição MX Linux 21 KDE Plasma edition.

Novidades do MX Linux 21 KDE beta 1

MX Linux 21 KDE beta 1 lançado com o ambiente KDE Plasma 5.20
MX Linux 21 KDE beta 1 lançado com o ambiente KDE Plasma 5.20

Recentemente, falei sobre as versões beta do Xfce e Fluxbox da próxima distribuição MX Linux 21 “Wildflower”, que será baseada na série de sistema operacional Debian 11 Bullseye lançada recentemente e o Linux com suporte de longo prazo 5.10 Série de kernel LTS.

E agora, a edição KDE Plasma também está pronta para teste, baseada nas imagens AHS (Advanced Hardware Support) do MX Linux 21 KDE e disponível apenas para computadores de 64 bits.

A edição KDE Plasma vem com a série de ambientes de desktop Plasma 5.20, mais precisamente o lançamento pontual 5.20.5.

Infelizmente, essa é a versão Plasma disponível nos repositórios Debian 11 Bullseye, então não há como dizer se ela será atualizada para uma versão mais recente até que o lançamento final do MX Linux 21 chegue às ruas.

No entanto, existem algumas melhorias em comparação com o lançamento do ano passado da edição MX Linux KDE Plasma, como a adição de entradas de ícone de encaixe no painel Plasma, Plasma Discover no lugar de Muon como gerenciador de pacotes padrão e sistema de gerenciamento de atualização e Ksnip como padrão ferramenta para screenshots em vez de Spectacle.

Por fim, há também melhorias gerais de desempenho, especialmente na mídia ao vivo, e todos os benefícios que o lançamento do MX Linux 21 promete, incluindo novos menus de inicialização do sistema UEFI ao vivo, uma nova área de seleção de partição do instalador com algum suporte LVM e a ativação de a senha do usuário (sudo) para tarefas administrativas por padrão.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MX Linux 21 KDE beta 1

A imagem ISO do MX Linux 21 KDE beta 1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Dito isso, aqueles de vocês que desejam ajudar com os testes podem baixar a edição beta do MX Linux 21 KDE Plasma agora mesmo. Mas lembre-se de NÃO instalá-lo em uma máquina de produção.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.