Neptune 7.5 lançado com base no Debian 11.4 e Kernel 5.18

Leszek Lesner anunciou o lançamento do Neptune 7.5 com base no Debian 11.4 e Kernel 5.18. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

Netuno é uma distribuição Linux para desktops que é baseado no ramo Stable do Debian, exceto por um kernel mais recente, alguns drivers e versões mais recentes de aplicativos populares, como o LibreOffice.

Ele também vem com a versão mais recente da área de trabalho do KDE. Os principais objetivos da distribuição são fornecer um desktop de uso geral bonito com reprodução multimídia pré-configurada e oferecer um instalador USB fácil de usar com uma opção de persistência.

Agora, Leszek Lesner anunciou a disponibilidade geral do Neptune 7.5.

Novidades do Neptune 7.5

Neptune 7.5 lançado com base no Debian 11.4 e Kernel 5.18
Neptune 7.5 lançado com base no Debian 11.4 e Kernel 5.18

Apelidado de “Ada”, o Neptune 7.5 é baseado nos repositórios de software da versão “Bullseye” do Debian GNU/Linux 11.4, mas vem com um kernel mais novo, chamado Linux 5.18.2, dos repositórios Debian Backports (Testing).

O Neptune 7.0, que foi lançado há oito meses como a primeira versão do Neptune baseada na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, foi alimentado pelo kernel Linux 5.10 LTS.

Não há grandes mudanças nesta versão, mas o Neptune 7.5 vem com alguns novos aplicativos, incluindo Timeshift para backups e reversões completos do sistema, bem como o Persistent Creator 2.0 para criar uma partição de persistência em pen drives USB.

Além disso, o utilitário neptune-sysctl-config foi atualizado com melhores configurações para aumentar a velocidade de gravação em pen drives USB e desempenho do sistema um pouco melhor, e o editor de texto Vim recebeu um novo tema vim-airline.

Desde o Neptune 7.0, os desenvolvedores atualizaram o navegador Chromium para a versão 104 de 90, o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird da versão 78.14 para 91.12 e o VLC Media Player da versão 3.0.16 para 3.0.17.

No entanto, o Neptune 7.5 continua usando a série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.20 e vem com os pacotes de software KDE Frameworks 5.78 e KDE Gear 20.12.2 mais antigos, todos construídos em relação ao Qt 5.15.2.

Isso é lamentável, mas pelo menos você está obtendo um software bem testado dos repositórios Debian Stable.

Você pode baixar o Neptune 7.5 agora mesmo do site oficial se quiser experimentar esta distribuição GNU/Linux baseada no Debian e orientada para o KDE em seu computador pessoal.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Neptune 7.5

A imagem ISO do Neptune 7.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes do Neptune 7.0 não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.