NetworkManager 1.44 lançado com novos recursos e melhorias

E foi lançado o NetworkManager 1.44 com novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

NetworkManager é um utilitário de software para simplificar o uso de redes de computadores no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

Esse utilitário adota uma abordagem oportunista para a seleção de rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorrem interrupções ou quando o usuário se move entre redes sem fio.

Prefere conexões Ethernet através de redes sem fio “conhecidas”. O usuário é solicitado a fornecer senhas WEP ou WPA, conforme necessário.
 
O NetworkManager possui dois componentes:

  • Um serviço que gerencia conexões e altera relatórios na rede.
  • Um aplicativo de desktop gráfico que permite ao usuário manipular conexões de rede. O miniaplicativo nmcli fornece funcionalidade semelhante na linha de comando.

Por outro lado, os plugins para suportar VPN, OpenConnect, PPTP, OpenVPN e OpenSWAN são desenvolvidos como parte de seus próprios ciclos de desenvolvimento.

Agora, o NetworkManager, o popular gerenciador de conexões de rede usado pela maioria das distribuições GNU/Linux modernas, foi atualizado para a versão 1.42.8, a mais nova série estável que traz novos recursos e aprimoramentos.

Novidades do NetworkManager 1.44

NetworkManager 1.44 lançado com novos recursos e melhorias
NetworkManager 1.44 lançado com novos recursos e melhorias

Os destaques do lançamento do NetworkManager 1.44 incluem uma nova configuração de “link” que contém propriedades relacionadas ao link do kernel, como tx-queue-length, gso-max-size, gso-max-segments e gro-max-size, suporte para enviar uma dica de delegação de prefixo DHCPv6 por meio da propriedade de conexão ipv6.dhcp-pd-hint e novas opções de ligação, incluindo arp_missed_max, lacp_active e ns_ip6_target.

Outra novidade é a opção [keyfile].rename no NetworkManager.conf para permitir que você force a renomeação de perfis no disco quando seus nomes forem alterados, as propriedades initial-eps-bearer-configure e initial-eps-bearer-apn nas configurações GSM, bem como um argumento version-id na chamada D-Bus Update2() para proteger contra modificações simultâneas de perfis.

O NetworkManager 1.44 altera o comportamento da configuração connection.stable-id=default${CONNECTION} para ser idêntico ao valor padrão interno quando o stable-id não está definido, fazendo uso do TLD como o domínio de pesquisa padrão em vez do nome de host completo ao configurar nomes de host em TLD não público e sempre aplica as opções de DNS da seção de configuração [global-dns].

O daemon NetworkManager também foi atualizado nesta versão para adquirir o nome D-Bus somente após preencher a árvore D-Bus, uma alteração que pode adicionar um atraso durante a inicialização.

No entanto, os desenvolvedores disseram que é necessário evitar condições de corrida com outros serviços dependentes do NetworkManager.

Outra mudança interessante no NetworkManager 1.44 é a descontinuação do plug-in ifcfg-rh e a implementação de uma nova opção de configuração main.migrate-ifcfg-rh para migrar automaticamente as conexões ifcfg-rh existentes para o formato de arquivo-chave.

Contudo, a migração está desativada por padrão, então você terá que ativá-la via --with-config-migrate-ifcfg-rh-default=yes no momento da compilação.

Entre outras mudanças, o NetworkManager 1.44 usa netlink para definir opções de filtragem de VLAN em pontes em vez de sysfs, adiciona suporte para IMDSv2 no Amazon EC2 em nm-cloud-setup, adiciona a capacidade de habilitar ou desabilitar rádios Wi-Fi e WWAN por meio do texto nmtui-mode, respeita a opção ignore-carrier=no para dispositivos bond/bridge/team e adiciona avisos de incompatibilidade de versão ao executar os comandos nmcli.

Por último, mas não menos importante, o NetworkManager não usa mais endereços IPv6 provisórios para resolver o nome do host do sistema via DNS e agora rastreia o número de novas tentativas de conexão automática restantes para cada dispositivo e conexão, em vez de rastrear apenas por conexão, o que pode levar a comportamentos inesperados para perfis multiconectados.

Para saber mais sobre essa versão do NetworkManager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NetworkManager

Se você deseja obter esta versão, deve copilar o NetworkManager a partir do seu código-fonte.

Se compilar software a partir de fontes não é sua praia, você terá que esperar a nova versão do NetworkManager chegar aos repositórios estáveis da sua distro.

No caso do Ubuntu e derivados, se você quiser, é aguardar a disponibilização da nova atualização nos canais oficiais, você pode verificar se a atualização já está disponível neste endereço.

No momento em que isso acontece, você pode atualizar sua lista de pacotes e repositórios em seu sistema com a ajuda dos seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt upgrade -y
sudo apt install network-manager -y
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.