NixOS 21.05 lançado com GNOME 40, Kernel 5.10 LTS e mais

O projeto NixOS anunciou o lançamento da mais recente versão estável do seu sistema, o NixOS 21.05. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, o projeto NixOS anunciou o NixOS 21.05, um lançamento importante que apresenta novas tecnologias, novos recursos e inúmeras melhorias.

Novidades do NixOS 21.05

NixOS 21.05 lançado com GNOME 40, Kernel 5.10 LTS e mais
NixOS 21.05 lançado com GNOME 40, Kernel 5.10 LTS e mais

Com mais de sete meses de trabalho, o NixOS 21.05 é apelidado de “Okapi” (também conhecido como girafa da floresta) e vem com atualizações de componentes principais, começando pelo núcleo, já que o kernel padrão foi atualizado do Linux 5.4 LTS para o mais recente suporte de longo prazo série, Linux 5.10 LTS.

No entanto, o NixOS 21.05 também suporta o melhor e mais recente kernel Linux 5.12, se você instalar o pacote linux_latest dos repositórios, mas os desenvolvedores desta distribuição Linux exclusiva não recomendam usá-lo com o sistema de arquivos ZFS.

Outra grande mudança no lançamento do NixOS 21.05 é a mudança ousada para o ambiente de desktop GNOME 40 mais recente.

A edição principal, que é recomendada para mais usuários, vem com o GNOME 40.1 e oferece o mesmo layout que podemos ver em outras distros populares, ou seja, com a Visão Geral das Atividades como visualização padrão.

Para os fãs do KDE, o NixOS também tem uma edição KDE Plasma, que foi atualizada para o ambiente de desktop KDE Plasma 5.21 mais recente. Como esperado, isso é acompanhado pelo recém-lançado pacote de software KDE Gear 21.04, bem como KDE Frameworks 5.81.

Novos serviços foram adicionados neste lançamento também, como o servidor de gerenciamento de identidade e acesso Keycloak que suporta OpenID Connect, OAUTH 2.0 e SAML 2.0, o Discourse (plataforma de discussão de código aberto), um daemon de host de Web Services Dynamic Discovery (services.samba-wsdd.enable), bem como Nebula VPN (services.nebula.networks).

Além disso, muitos pacotes foram atualizados para suas versões mais recentes no momento do lançamento. Alguns dos mais notáveis ​​incluem Kodi 19.1, GNU Radio 3.8, Nextcloud 21, nginx 1.20, Privoxy 3.0.32, PulseAudio 14, PostgreSQL 9.5, Thinkfan 1.2, MariaDB 10.5, xfsprogs 5.11, PowerDNS 4.3 e libreswan 4.4.

Esta versão tem suporte pelos próximos sete meses, até o final de dezembro de 2021.

Por fim, existem inúmeras mudanças “por baixo do capô” no lançamento do NixOS 21.05 em relação a incompatibilidades com versões anteriores e outras melhorias, então, para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 21.05

A imagem ISO do NixOS 21.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.