Cinnamon 5 lançado com suporte para atualização de especiarias, e mais

E foi lançado o Cinnamon 5 com suporte para atualização de especiarias, e mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.

Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.

Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.

Mais de seis meses se passaram desde o lançamento do Cinnamon 4.8, e agora é hora de uma nova versão principal deste ambiente de desktop leve e moderno desenvolvido pelos fabricantes e usado para a distribuição popular do Linux Mint, Cinnamon 5.0.

Novidades do Cinnamon 5

Cinnamon 5 lançado com suporte para atualização de especiarias, e mais
Cinnamon 5 lançado com suporte para atualização de especiarias, e mais

O Cinnamon 5.0 vem com muitas melhorias para tornar o ambiente de desktop padrão do Linux Mint mais estável e confiável, incluindo um mecanismo de limite de memória para que não consuma toda a RAM do seu computador pessoal.

Uma das maiores mudanças no Cinnamon 5.0 é a inclusão de novas ferramentas GUI e CLI para verificar, listar e realizar atualizações do Cinnamon Spices, que inclui miniaplicativos, desklets, extensões e temas.

Isso significa que você não precisa mais depender de uma ferramenta de terceiros ou ir para Configurações para atualizar suas Especiarias.

Segundo Clement Lefebvre:

“O Cinnamon 5 será lançado com uma ferramenta de linha de comando chamada cinnamon-spice-updater, que pode listar as atualizações disponíveis e / ou aplicá-las. Para tornar mais fácil para as distribuições integrarem as atualizações do Cinnamon spice em seu Update Manager, um módulo Python 3 também será fornecido.”

O miniaplicativo de lista de janelas recebeu alguma atenção durante este ciclo, agora apresentando a capacidade de rastrear as posições das janelas na lista para poder restaurar suas janelas entre reinicializações, mas várias melhorias também foram feitas no Menu, Rede, Som e Energia miniaplicativos.

Obviamente, o Cinnamon 5.0 inclui várias outras correções de bugs e mudanças menores para suportar as tecnologias GNU/Linux mais novas e ter um desempenho mais eficiente do que nunca.

Ele também melhora o efeito de escala em janelas não maximizadas, melhora o suporte para aplicativos Flatpak e remove o atalho de teclado Alt + Tab Q para fechar uma janela.

Como instalar ou atualizar

O Cinnamon 5.0 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.

Ou seja, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.

Ele também será fornecido como o ambiente de desktop padrão da próxima distribuição Linux Mint 20.2 “Uma”.

Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu

No caso do Arch Linux, o pacote ainda não está dentro dos repositórios, mas no AUR é uma questão de horas para que esteja disponível. Quando estiver, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon

Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores.

Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.