NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS, e mais

O projeto NixOS lançou o NixOS 23.05 com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, Timothy DeHerrera e Tom Bereknyei anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do NixOS 23.05 como a atual versão estável desta distribuição Linux desenvolvida de forma independente.

Novidades do NixOS 23.05

NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS, e mais
NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS, e mais

Apelidado de “Stoat”, o NixOS 23.05 está aqui exatamente seis meses após o NixOS 22.11 e é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo.

A versão anterior estava usando a série de kernel Linux 5.15 LTS, então você deve ver o suporte de hardware aprimorado na próxima vez que instalar o NixOS ou mesmo para instalações existentes.

Outra novidade no NixOS 23.05 é o suporte para as mais recentes séries de ambiente de desktop GNOME 44 e KDE Plasma 5.27 LTS, que são usadas por padrão para as principais edições do NixOS em ambientes ao vivo, para que você possa experimentá-los antes de instalá-los.

Além disso, o ambiente de desktop Cinnamon 5.6 agora está disponível para instalação.

NixOS 23.05 também usa o systemd 253.1 como o sistema init padrão. Os desenvolvedores recomendam que os usuários usem nixos-rebuild boot e reboot em vez de nixos-rebuild switch devido ao fato de que existem alguns casos raros em que o switch de um sistema ativo pode falhar.

Vários novos serviços foram adicionados ao NixOS 23.05, além de fornecer aos usuários várias novas funcionalidades. Notável aqui é o compositor Wayland dinâmico hyprland, o renderizador UPnP/DLNA headless gmediarender e o ambiente de desktop Budgie.

Fora isso, há uma nova opção --specialisation adicionada à ferramenta nixos-rebuild para permitir que você altere a especialização para comandos switch e test, a implementação do Python foi atualizada com PEP 668 para fornecer aos usuários um melhor feedback ao executar o pip install em todo o sistema, a opção interna boot.bootspec.enable agora está habilitada por padrão, e a libxcrypt, a biblioteca de hash de senha, foi construída sem suporte para algoritmos que não são sinalizados como fortes.

Por fim, para aqueles que desejam instalar o NixOS com o ambiente de desktop Pantheon do elementary OS, os desenvolvedores observam o fato de que agora o padrão é Mutter 43 e gnome-settings-daemon 43, e que todos os pacotes relacionados ao Pantheon agora estão rastreando as atualizações mais recentes do elementary OS 7.

Para mais detalhes sobre essa versão acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 23.05

A imagem ISO do NixOS 23.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Você pode baixar o NixOS 23.05 como GNOME ou KDE Plasma live e imagens ISO instaláveis. Embora as ISOs de plasma do GNOME e KDE suportem apenas sistemas de 64 bits, a imagem mínima também pode ser instalada em computadores de 32 bits.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.