ONLYOFFICE 6.1 lançado com melhorias de planilha, suporte para MacOS ARM e muito mais

Foi lançada uma atualização da suíte ONLYOFFICE, o OnlyOffice 6.1 com melhorias para planilhas, edição de servidor e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

Ainda que o LibreOffice tenha quase todo o destaque, quando se trata de suítes de escritório livre (porque é usado por quase todas as distribuições Linux), isso não significa que não existam concorrentes valiosos contribuindo com algo diferente em comparação com essa ótima referência.

Um grande exemplo disso é o ONLYOFFICE, que se destaca sobretudo por incluir a interface padronizada Ribbon, que já está no Microsoft Office há um bom tempo.

Além do aplicativo de desktop, o que chama a atenção sobre o ONLYOFFICE é que ele é fortemente focado na nuvem, oferecendo armazenamento por esse meio e tendo uma versão web da mesma suíte de escritório.

Para alcançar um número maior de usuários, o ONLYOFFICE Desktop Editors não apenas oferece compatibilidade com seu próprio serviço de armazenamento em nuvem, mas também tem acordos com ownCloud e NextCloud.

ONLYOFFICE é um software livre, seu código está sendo publicado no GitHub sob a licença AGPLv3.

Os editores do OnlyOffice Desktop são totalmente compatíveis com os formatos Office Open XML

O “OnlyOffice Desktop Editors” é um conjunto de três aplicativos de produtividade moldados sob a forma de seus análogos do Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint.

Essa imitação não é inerentemente uma coisa ruim; parecendo os aplicativos de escritório mais populares do mundo, significa que aqueles que estão acostumados com eles (por exemplo, muitos) podem alternar para uma alternativa livre com menos atrito e menos reaprendizagem.

Os aplicativos “[permitem] criar, visualizar e editar documentos armazenados no seu PC Windows / Linux ou Mac sem uma conexão com a internet”, diz o site oficial, acrescentando que o pacote é “totalmente compatível com os formatos Office Open XML: .docx, .xlsx, .pptx”.

Se a linha sobre a edição de documentos “sem uma conexão com a Internet” se sobressair, é porque é O OnlyOffice também está disponível como um conjunto implantável de aplicativos de escritório on-line para usuários empresariais, na nuvem e de negócios.

As versões online até funcionam com o NextCloud.

Oferecer uma versão on-line (“OnlyOffice Editors”) e uma versão para computador (“OnlyOffice Desktop Editors”) significa que a distinção entre os dois é muitas vezes imprecisa.

Para ser claro, este post é sobre uma atualização para a versão do OnlyOffice para o desktop, pois, recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do pacote de escritório OnlyOffice 6.0.

A Ascensio System SIA anunciou recentemente o lançamento da nova versão do seu pacote de escritório ONLYOFFICE 6.1, uma versão que permite nomeadamente uma melhoria no trabalho colaborativo em folhas de cálculo e documentos, um melhor trabalho com dados gráficos e mais tipos de referência, além de adicionar suporte com a arquitetura ARM da Apple.

O ONLYOFFICE 6.1 também possui vários recursos que tornam o trabalho científico mais fácil: incluem funções de diagrama aprimoradas para avaliação de dados, notas finais e referências cruzadas em documentos de texto, correções automáticas para equações matemáticas e opções de verificação adicionais para todos os editores.

Novidades do ONLYOFFICE 6.1

ONLYOFFICE 6.1 lançado com melhorias de planilha, suporte para MacOS ARM e muito mais
ONLYOFFICE 6.1 lançado com melhorias de planilha, suporte para MacOS ARM e muito mais

Entre as mudanças mais importantes nesta nova versão, podemos encontrar que a visualização de planilhas facilita significativamente o trabalho colaborativo em planilhas grandes.

Com sua ajuda, os usuários podem criar um filtro que apenas altera a sua própria visão dos dados, sem afetar a dos outros colaboradores.

Além disso, trabalhar com dados de diagrama foi aprimorado na nova versão. As séries e categorias de dados agora podem ser editadas e reorganizadas conforme necessário. Os usuários também podem alterar a exibição dos dados trocando linhas e colunas.

Trabalhar com gráficos em planilhas do ONLYOFFICE também foi aprimorado, séries e categorias de dados podem ser facilmente editadas e reorganizadas, bem como alterar a maneira como os dados são plotados trocando linhas e colunas.

O editor de documentos agora permite que você trabalhe com os novos tipos de referências que podem ser úteis para o trabalho acadêmico: notas finais e referências cruzadas.

As notas de fim, que são referências colocadas no final de uma seção ou no final do próprio documento, podem ser criadas e editadas, tornando-se também notas de rodapé e vice-versa; Eles também podem ser trocados ou removidos com um único clique.

As referências cruzadas permitem que os usuários criem links para outras partes do documento em que estão trabalhando: gráficos, tabelas, marcadores, etc. Eles aparecem como links que levam o leitor ao item referenciado.

Simplesmente clicando em uma referência, os leitores podem facilmente encontrar e pular para uma tabela, imagem, gráfico ou qualquer outro item.

A partir desta versão, o processador de texto ONLYOFFICE conta automaticamente as linhas em um documento e exibe o número próximo a cada linha de texto.

Outra novidade que se destaca são as novas opções de autocorreção. Na versão 6.1 você tem à sua disposição novas opções de correção: autocorreção matemática de equações e definição de expressões reconhecidas como funções.

Ao trabalhar com documentos e planilhas, você também pode ativar a correção automática, por exemplo, para criar listas com marcadores ou numeradas automaticamente.

Por fim, outra novidade que acompanha esta nova versão da suíte é que as versões desktop do editor de documentos, planilhas e apresentações são compatíveis com a arquitetura ARM da Apple, o que significa que também podem ser utilizadas em sistemas macOS com processadores ARM.

Para saber mais sobre essa versão do ONLYOFFICE Desktop Editors, acesse a nota de lançamento.

Quanto aos pacotes de instalação, estão prontos e disponíveis em seu site para Windows, macOS e Linux (pacotes deb e rpm, pacotes nos formatos Snap, Flatpak e AppImage também serão gerados em breve).

A versão da comunidade gratuita é distribuída sob a licença AGPLv3. Também existe uma versão Enterprise paga com funcionalidade profissional (controles de conteúdo, comparação de documentos), acesso a suporte técnico e recursos de agrupamento. Os desenvolvedores podem incorporar o ONLYOFFICE Docs em seus aplicativos da web usando a Developer Edition.

As versões Community ou Enterprise podem ser usadas no ONLYOFFICE Workspace, uma solução de produtividade de código aberto para gerenciamento de documentos, projetos, clientes, e-mails e cronogramas na rede interna da empresa.

Como instalar ou atualizar o ONLYOFFICE Desktop Editors

Para instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via appimage
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via Snap
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.