OpenBGPD 6.7p0 lançado com suporte inicial à saída JSON e mais

E foi lançado o OpenBGPD 6.7p0 com suporte inicial à saída JSON e outros recursos. Confira as novidades dessa importante atualização.

O OpenBGPD é um daemon Unix que implementa, através de software livre, a versão 4 do Border Gateway Protocol (BGP) e, graças a isso, uma máquina pode trocar rotas com outros sistemas usando o BGP.

OpenBGPD 6.7p0 lançado com suporte inicial à saída JSON e mais
OpenBGPD 6.7p0 lançado com suporte inicial à saída JSON e mais

Para garantir a portabilidade, partes do código dos projetos OpenNTPD, OpenSSH e LibreSSL foram usadas. Além do OpenBSD, ele declarou suporte para Linux e FreeBSD.

Esse conjunto foi desenvolvido como uma alternativa a pacotes como o Quagga, um conjunto de roteamento baseado em Linux, licenciado pela GPL e que não atende aos requisitos e padrões de qualidade do projeto.
 
Os objetivos de design do OpenBGPD incluem ser seguro, confiável e leve o suficiente para a maioria dos usuários, tanto em tamanho quanto em uso de memória.

A linguagem de configuração deve ser poderosa e fácil de usar. Você também deve poder gerenciar rapidamente centenas de milhares de entradas de tabela de maneira eficiente em memória.
 
O desenvolvimento do OpenBGPD é suportado pelo Internet Registrar RIPE NCC regional, que está interessado em tornar a funcionalidade do OpenBGPD adequada para uso em servidores para roteamento de pontos de troca de tráfego entre operadores (IXP) e na criação de uma alternativa Complete o pacote BIRD (de outras alternativas abertas com a implementação do protocolo BGP, mencione os projetos FRRouting, GoBGP, ExaBGP e Bio-Routing).

Ao desenvolver o OpenBGPD, o objetivo é garantir o mais alto nível de segurança e confiabilidade.

Para proteção, é usada uma verificação rigorosa da exatidão de todos os parâmetros, meios para monitorar a conformidade com os limites do buffer, separação de privilégios e restrição de acesso às chamadas do sistema.

As vantagens também incluem sintaxe da linguagem de configuração conveniente, alto desempenho e eficiência de memória (por exemplo, o OpenBGPD pode trabalhar com tabelas de roteamento que incluem centenas de milhares de entradas).

O projeto é compatível com a maioria das especificações do BGP 4 e atende aos requisitos da RFC8212, mas não tenta aceitar a vastidão e principalmente fornece suporte para as funções mais populares e comuns.

Agora, os desenvolvedores do OpenBSD anunciaram há vários dias o lançamento de uma nova versão portátil do pacote de roteamento OpenBGPD 6.7, caracterizada por poder ser usada em sistemas operacionais diferentes do OpenBSD e que permite o uso de um computador de uso geral como roteador.

Novidades do OpenBGPD 6.7p0

Nesta nova versão, o suporte inicial à saída JSON é fornecido ao utilitário bgpctl, além do bgpctl, o comando ‘show neighbour’ expande a exibição dos contadores de prefixos recebidos e definidos, bem como o valor limite “max-prefix out”.

Outra mudança é que a agregação correta de tabelas ROA (Autorização de Origem de Rota) com pares de prefixo/fonte é fornecida como em um elemento com o valor mais longo “maxlen”, enquanto que em bgpd.conf, os endereços IPv4 e IPv6 podem ser configurados simultaneamente na diretiva de endereço local em blocos de “grupo”.

Das outras mudanças, destacam-se os seguintes:

  • A propriedade “max-prefix {NUM} out” foi adicionada ao bgpd.conf para limitar o número de prefixos anunciados para evitar o vazamento de tabelas inteiras;
  • As notificações incluem informações sobre a causa de erros aninhados. O comando “bgpctl show neighbour” fornece uma saída da causa do último erro recebido;
  • Para a operação correta de “recarga inteligente”, os prefixos obsoletos são marcados na tabela Adj-RIB-Out, que armazena informações sobre as rotas escolhidas pelo roteador BGP local para anunciar as melhores rotas para os pares;
  • Adicionada a capacidade de criar o OpenBGPD usando o pacote bison parser sem a presença de byacc;
  • Adicionada opção “–runstatedir”, através da qual você pode determinar o caminho para o bgpctl.sock;
  • O script de instalação foi limpo para melhorar a portabilidade.

Finalmente, para aqueles que estão interessados ​​nesta versão, eles devem saber que ela já foi testada no Debian 9, Ubuntu 14.04+ e FreeBSD 12.

Para saber mais sobre essa versão do yy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o OpenBGPD 6.7p0

Para instalar a versão mais recente do OpenBGPD nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
yyy

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!