OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate lançado

E foi lançado o OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

OpenMandriva é uma distribuição voltada para o cenário desktop e servidor do Linux com todos os recursos, patrocinado pela OpenMandriva Association.

Essa distro foi baseado no ROSA, um projeto de distribuição Linux russo que vendeu o Mandriva Linux em 2012, incorporando muitas das ferramentas e utilitários originais do Mandriva e adicionando aprimoramentos internos.

O objetivo do OpenMandriva é facilitar a criação, aprimoramento, promoção e distribuição de software livre e de código aberto em geral, e projetos do OpenMandriva em particular.

Agora, após o lançamento do OpenMandriva Lx ROME Technical Preview do início deste verão, um OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate está agora disponível para teste.

Novidades do OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate

OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate lançado
O ROME do OpenMandriva é o lançamento contínuo para esta distribuição Linux originalmente derivada do Mandrake/Mandriva.

Com o “candidato prateado” anunciado esta manhã, eles o classificam como não um candidato a lançamento, mas pelo menos um passo adiante de sua versão prévia técnica anterior.

O OpenMandriva Lx ROME usa o desktop KDE Plasma por padrão, continua usando o LLVM Clang como o compilador padrão do sistema em vez do GCC, e esta nova versão tem uma variedade de pacotes atualizados.

O OpenMandriva continua a produzir imagens de instalação tanto para x86_64 quanto para um sabor otimizado AMD Zen (znver1), onde a imagem de instalação e todos os pacotes são reconstruídos usando o ajuste AMD Znver1 para desempenho otimizado AMD Ryzen e EPYC.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate

A imagem ISO do OpenMandriva Lx 5 ROME Silver Candidate pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.