postmarketOS 22.06.2 lançado com Phosh 0.21.0 e Phoc 0.21.1

E foi lançado o PostmarketOS 22.06.2 com Phosh 0.21.0 e Phoc 0.21.1, e muito mais. Confira as novidades e veja onde atualizar.

PostmarketOS é uma distribuição Linux, um software livre e sistema operacional open source em desenvolvimento principalmente para smartphones e tablets, baseado em Alpine Linux, Musl e BusyBox.

O objetivo do projeto é proporcionar a oportunidade de usar o kit de distribuição Linux em um smartphone, que não depende do ciclo de vida do firmware oficial de suporte e não está vinculado às soluções padrão dos principais players da indústria que estabelecem o desenvolvimento vetor.

O ambiente postmarketOS é unificado tanto quanto possível e reúne todos os componentes específicos do dispositivo em um pacote separado, todos os outros pacotes são idênticos para todos os dispositivos e são baseados em pacotes Alpine Linux.

Em builds, sempre que possível, o kernel Linux vanilla é usado e se isso não for possível, kernels de firmware preparados pelos fabricantes de dispositivos são usados, além do KDE Plasma Mobile ser oferecido como skins personalizados principais, Phosh, Sxmo, mas outros ambientes podem ser instalados, incluindo GNOME, MATE e Xfce.

Sistemas operacionais móveis baseados em Linux, Android à parte, é uma história que se move lentamente com muitos capítulos.

Agora, os desenvolvedores do postmarketOS anunciaram o lançamento do postmarketOS 22.06.2.

PostmarketOS 22.06.2

postmarketOS 22.06.2 lançado com Phosh 0.21.0 e Phoc 0.21.1
postmarketOS 22.06.2 lançado com Phosh 0.21.0 e Phoc 0.21.1

postmarketOS 22.06.2 deveria ter sido a atualização de agosto de 2022, mas foi adiada porque a nova versão do Phosh não inicializava no Samsung Galaxy S III.

Eles tinham que entender o que estava acontecendo e corrigi-lo para lançar uma nova versão pontual do sistema operacional.

E o salto é importante: ele foi carregado de Phosh 0.17.0 a 0.21.0 e de Phoc 0.13.1 a 0.21.1.

O projeto diz que isso torna a atualização enorme, mas essa não é a única novidade que veio com o postmarketOS 22.06.2 (e vou escrever dessa maneira, o que gosto mais do que mencionar o Service Pack).

Dito isso, essas são as novidades do postmarketOS 22.06.2:

  • Phosh 0.21.0 e Phoc 0.21.1 são grandes atualizações das versões anteriores 0.17.0 e 0.13.1. Ambos pularam vários números de versão para 0.20.0 caso você esteja se perguntando o porquê. O mais interessante é que agora é possível deslizar para cima e para baixo para abrir os menus. Além disso, a tela de bloqueio foi redesenhada, agora é possível usar o menu superior e para todos que configuraram o Phosh com ajustes do pmOS para mostrar a porcentagem da bateria, também poderemos ver isso na tela de bloqueio. Ver todas as mudanças é possível, mas você terá que visitar muitos links: Phosh 0.20.0 (e os três betas vinculados lá), 0.21.0 e Phoc 0.20.0, 0.21.0, 0.21.1.
  • postmarketOS-welcome 0.6.0 relata como os menus agora abrem no Phosh (para que os usuários que não leram este post ou outros na rede não fiquem confusos). A lógica também foi alterada para aparecer uma vez na inicialização nesta nova versão do Phosh.
  • linux-postmarketos-qcom-sdm845 5.19.0 é uma atualização bem testada da borda para SHIFT6mq baseado em SDM845, OnePlus 6/6T e Xiaomi Pocophone F1.
  • O powersupply 0.8.0 (anteriormente 0.6.0) também é relevante para o SoC SDM845, pois traz as peculiaridades necessárias para exibir a taxa de carga/descarga, temperatura e limites de corrente USB para o SDM845 também.
  • O PinePhone Pro agora tem uma correção para corrigir o áudio se você não tiver as informações SMBIOS adequadas provenientes do carregador de inicialização. Isso foi corrigido com sucesso no Tow-Boot 2021.10-005.
  • PinePhone: atualização do kernel para 5.19.2 e driver do magnetômetro AF8133J agora está habilitado
  • PinePhone Pro: adicione o plugin upower fwupd para evitar atualizações (do firmware do modem) se o telefone não estiver conectado à CA.
  • Samsung Galaxy S III – A saída HDMI teve que ser desativada, pois o driver do kernel relata o estado errado quando desconectado e isso faz com que a pilha Phosh mais recente não inicialize. Este parece ser um recurso raramente usado, pois requer um dock/adaptador original da época
  • Sobre o Edivaldo Brito

    Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.