openSUSE Leap Micro, o novo membro da família openSUSE

Conheça o openSUSE Leap Micro, o novo membro da família openSUSE basead no SUSE Linux Enterprise Micro, que já está está em fase de testes.

openSUSE Leap Micro é o novo membro da família openSUSE, que ainda está em fase de testes – na verdade, acaba de entrar – e que, como é o caso de outras edições oficiais da distribuição da comunidade, é o reflexo direto de sua variante corporativa, SUSE Linux Enterprise Micro.

openSUSE Leap Micro, o novo membro da família openSUSE

openSUSE Leap Micro, o novo membro da família openSUSE
O openSUSE Leap Micro é atualmente baseado no SUSE Linux Enterprise, ou o que é o mesmo, openSUSE Leap, mas não na versão mais recente do sistema, mas na anterior, especificamente em beta como openSUSE Leap Micro 5.2.

Mas você já pode provar que esse “sistema operacional moderno, imutável e fácil de usar para desenvolvedores” foi lançado para isso.

O openSUSE Leap Micro é uma nova plataforma “ultra-confiável e leve” criada especificamente para cargas de trabalho virtualizadas e em contêineres que “aproveita os componentes de conformidade e segurança corporativa do SUSE Linux Enterprise e os funde com uma plataforma de sistema operacional moderna e imutável e fácil de usar para desenvolvedores.

Os casos de uso para os quais o openSUSE Leap Micro é proposto incluem ambientes de computação descentralizados, microsserviços ou projetos de computação distribuída com implantações de borda, sistemas embarcados, Internet das Coisas e muito mais, conforme detalhado no anúncio oficial de lançamento.

A distribuição “ajudará desenvolvedores e profissionais de TI a construir e dimensionar sistemas para uso em aeroespacial, telecomunicações, automotivo, defesa, saúde, robótica, blockchain e muito mais, fornecendo patches e gerenciamento automatizados”.

Conforme explicado, este novo sistema é semelhante ao MicroOS, mas não oferece uma interface gráfica ou a possibilidade de usar um ambiente desktop.

Nesse sentido, o MicroOS seria mais parecido com o Fedora Silverblue, mas baseado no openSUSE Tumbleweed, enquanto o openSUSE Leap Micro é voltado para tarefas de servidor com estabilidade como ponto forte.

Para obter mais informações sobre esta versão, confira o wiki do projeto, a própria documentação do SUSE Linux Enterprise Micro e, claro, os downloads do openSUSE Leap Micro 5.2, disponíveis para x86_64 e aarch64 (pronto para Raspberry Pi).

Por fim, os usuários devem saber que o zypper não é usado com o Leap Micro, mas a atualização transacional é usada.

O que você achou dessa nova variante do openSUSE? Deixe sua opinião nos comentários.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.